Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
“Preservem as tradições culinárias”, recomenda chef italiano – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

“Preservem as tradições culinárias”, recomenda chef italiano

A palestra foi realizada para profissionais e estudantes da área (Foto: Edna Medeiros/Secom)
A palestra teve público de profissionais e estudantes da área gastronômica (Foto: Edna Medeiros/Secom)

“Sono onorato di conoscere questa terra” – disse o chef italiano Enzo De Prà, declarando-se honrado em conhecer o Acre, ao iniciar, na manhã desta quarta, 12, palestra que compõe seu roteiro de intercâmbio cultural e gastronômico no estado. Em evento promovido pelo gabinete da primeira-dama Marlúcia Cândida, pela Secretaria de Turismo, Escola de Gastronomia e Sebrae na Biblioteca da Floresta, o público era composto por outros chefs, estudantes de gastronomia e nutrição, permissionários de pensões do Novo Mercado Velho e proprietários de restaurantes. A quem o profissional logo advertiu:”Não se pode perder as tradições de vista. São grandes valores.”

Em breve discurso, definiu a cozinha italiana como basicamente “caseira”, “regional” e “campestre”. Seu processo de aproximação com a gastronomia se deu no meio familiar, de maneira natural, com a mãe, que cultivava hortaliças e ervas aromáticas e criava animais.

De Prà relatou que o pai planejava que ele fosse o contador do restaurante da família, o Dolada, na região do Vêneto, no nordeste da Itália. Mas, aos 17 anos, Enzo resolveu fugir para a Suíça e ali fez um curso de culinária. Nunca mais parou de cozinhar.

Sempre aprimorando sua arte, pesquisou e trabalhou muito até que o empreendimento da família obteve, em 1970, uma estrela Michelin – mantida até hoje, reconhecimento credenciado pelo guia do mesmo nome, que é mais renomado do planeta. Para se ter uma ideia do destaque, apenas 16 estabelecimentos brasileiros detêm a honraria.

Com Patrycia Coelho, da Escola de Gastronomia, De Prà degustou sabores locais no Mercado Elias Mansour (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Com Patrycia Coelho, da Escola de Gastronomia, De Prà degustou sabores locais no Mercado Elias Mansour (Foto: Diego Gurgel/Secom)

E a tradição já alcança a quarta geração da família, com Riccardo, filho de Enzo. Que assinou nada menos que o cardápio do casamento do ator George Clooney. Mas o velho restaurante continua funcionando numa comunidade de 200 pessoas, Pieve d’Alpago, a 40 quilômetros de uma cidade grande, distância que seus clientes se dispõem a percorrer por um motivo muito específico: o Dolada.

“Além da boa comida, é importante ter um ambiente acolhedor, simpático. É nos primeiros 40 segundos que se ganha um freguês. Depois, é manter a alta qualidade do serviço e do produto. Às vezes meus clientes vêm da cidade estressados. Fico observando casais: quando chegam, mal se olham. Depois relaxam, comem, bebem – um pouco de vinho sempre ajuda –, conversam, sorriem e saem do restaurante de mãos dadas. Pra mim, é um grande prazer proporcionar esse momento”, declara Enzo.

Abaixo, algumas declarações do chef:

Os sabores do Acre

“O jambu é de paladar impressionante. Junto à castanha, pode render uma bela versão de molho pesto.”

Uma memória afetivo-gastronômica da sua infância

“Quando eu era adolescente e saí de casa, fiz um curso de culinária na Suíça. Depois retornei e quis mostrar à minha mãe o que havia aprendido. Escolhi fazer um pão especial, sem o uso do fermento, e que, mesmo assim, crescia. Ela demonstrou interesse e elogiou a minha receita e desempenho. Apenas depois fui saber que ela conhecia a técnica, mas fez de conta que não, só para me incentivar.”

Seu método

“Antes eu pesquisava muitos ingredientes, de todos os tipos. Agora me concentro em poucos, essenciais e de alta qualidade.”

Um conselho aos iniciantes

“Tem que ter paixão, porque esse é um trabalho muito difícil e a paixão ajuda a torná-lo mais leve.”

Vocações locais

“Com tanta variedade de frutas, o Acre pode produzir seu aceto balsâmico. Na Sicília, por exemplo, se faz aceto com figo-da-índia.”

Sabor e saúde

“A comida tem que ser equilibrada. Há anos venho reduzindo a quantidade de óleo dos pratos, especialmente do cozimento.”

Tecnologia na cozinha

“Um ovo se cozinha em oito minutos. Se quero um ovo cozido com a gema um pouquinho mole, são sete minutos e meio. Um pouco mais mole, sete minutos, e assim por diante, até um mínimo de seis minutos. Então é preciso cronometrar, de acordo com o que eu quero. Isso é tecnologia. E a tecnologia é importante, mas o conhecimento que a gente tem é mais importante.”

Cozinha e família

“A cozinha pode ajudar a família. Mantê-la unida. Se a mãe ensina para o filho ou filha, cria-se um laço especial entre eles. Durante o preparo e depois, à mesa. Se a família estiver atenta a esse detalhe, à mesa pode se melhorar o relacionamento, porque é um tempo de estar junto.”


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464