Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Primeira-dama assina memorando do governo do Acre em adesão ao Selo Unicef – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Políticas Públicas

Primeira-dama assina memorando do governo do Acre em adesão ao Selo Unicef

Para promover a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, mobilizando e envolvendo governos estaduais e municipais, sociedade civil e setor privado, a primeira-dama Ana Paula Cameli assinou nesta terça-feira, 27, em Rio Branco, o memorando de entendimento do Selo do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Primeira-dama Ana Paula Cameli assina memorando de entendimento do Selo do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef) Foto: José Caminha/Secom.

O Selo Unicef é uma estratégia para fortalecer as políticas públicas destinadas a crianças e adolescentes que vivem na Amazônia e em áreas de clima semiárido, principalmente a Região Nordeste. A assinatura tem como objeto a cooperação entre as partes, com foco na garantia e na redução de desigualdades sociais no Estado do Acre e tem vigência de 2021 a 2024.

A primeira-dama Ana Paula Cameli frisou o compromisso do governo do Estado em promover assistência àquele público e ressaltou a inclusão da apuração do Orçamento Criança e Adolescente (Ocad) na Lei de Orçamento Anual (LOA).

A assinatura tem como objeto a cooperação entre as partes, com foco na garantia e na redução de desigualdades sociais no Estado do Acre e tem vigência de 2021 a 2024 Foto: José Caminha/Secom.

“Criança e adolescente é um tema muito importante, que enche nossos olhos. A destinação específica de orçamento para esse público reafirma o comprometimento e a dedicação do Estado à pauta”, destacou.

Os executores das ações são os municípios, que, ao aderir ao selo, assumem publicamente o dever de manter como prioridade as políticas públicas pela infância e adolescência. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que auxiliem o poder público a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Serão realizados encontros de capacitação, atividades de participação social, e monitoramento e avaliação dos indicadores sociais. No final desse processo, os municípios que apresentarem os melhores resultados serão reconhecidos com uma certificação internacional dada pelo Unicef.

O executor das ações são os municípios, que o aderir ao selo assumem publicamente o dever de manter como prioridade as políticas públicas pela infância e adolescência Foto: José Caminha/Secom

“Estamos trabalhando no processo de adesão e o nosso objetivo é que o Acre atinja 100%. Com a parceria entre Estado e Unicef na busca da certificação dos municípios acreanos, serão garantidos e fortalecidos os direitos das crianças e adolescentes”, enfatizou a representante da Unicef Brasil, Elizabeth Cavalcante.

No Acre, dez municípios já aderiram ao selo: Brasileia, Capixaba, Epitaciolândia, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Walter,  Senador Guiomard, Sena Madureira e Tarauacá. Dois estão aguardando a assinatura do termo e três estão com a adesão em andamento.

O que elas disseram

“O Estado não poderia estar fora desse tema tão importante. O governo tem de fato dado prioridade à criança e ao adolescente. Temos a responsabilidade e a preocupação de cuidar de vidas.”

Ana Paula Lima, secretária de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM)

“Podemos construir políticas mais efetivas, na medida em que o orçamento público direto à criança e ao adolescente passa a ter visibilidade. É um prazer estar nessas discussões, e a primeira-dama sabe que a SEE está totalmente integrada para cumprir as metas relacionadas à educação.”

Socorro Neri, secretária de Estado de Educação, Cultura e Esportes


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464