Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Primeira-dama do Estado conhece projeto que fortalece o enfrentamento à violência doméstica – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Combate à violência

Primeira-dama do Estado conhece projeto que fortalece o enfrentamento à violência doméstica

A primeira-dama Ana Paula Cameli, esteve nesta quinta-feira, 17, no Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB), no Distrito Federal, para conhecer as ações integradas de combate aos crimes de gênero e fortalecer os mecanismos de proteção à mulher, viabilizando a possibilidade de aderir ao projeto do Dispositivo de Monitoramento de Pessoas Protegidas (DMPP) no Acre.

O projeto-piloto faz parte do Programa Mulher Mais Segura e está sendo executado no Distrito Federal desde março deste ano. O  destaque é um dispositivo que será distribuído às mulheres que são vítimas de violência doméstica e estão com medidas protetivas de urgência.

Primeira-dama Ana Paula Cameli, esteve nesta quinta-feira, 17, no Centro Integrado de Operações de Brasília Foto: Pedro Devani/Secom.

“A partir do momento que conseguimos monitorar o agressor e a vítima é possível promover uma segurança muito mais ampla do que o dispositivo estando apenas no agressor. No Acre com certeza será um redutor de feminicídio”, pontuou o coordenador do CIOB, Delegado Fábio Michelan.

Dispositivos de segurança Foto: Pedro Devani/Secom.

A ferramenta funciona integrada à Diretoria de Monitoramento de Pessoas Protegidas (DMPP), onde  a vítima e o agressor são monitorados 24 horas por dia durante os sete dias da semana. O acompanhamento é realizado por servidores para operacionalizar o software capaz de identificar o aparelho portátil a ser entregue à mulher, o Dispositivo Móvel de Proteção a Pessoa (DMPP) e da tornozeleira eletrônica que ficará com o agressor.

“Vamos levar esta proposta para o nosso Estado, com certeza iremos diminuir o número de casos de violência contra a mulher e sairemos do ranking de feminicídio”, ressaltou a primeira-dama, Ana Paula Cameli.

Com o aparelho é possível que a vítima acione a Polícia Militar antes da aproximação do agressor Foto: Pedro Devani/Secom.

Com o aparelho é possível que a vítima acione a Polícia Militar antes da aproximação do agressor, ou ainda que o próprio DMPP realize a ocorrência. Ao instalar a tornozeleira, haverá áreas de exclusão e o agressor deverá respeitar uma distância mínima da vítima.

No CIOB também funciona o Centro Especializado de Atendimento à Mulher IV (Ceam IV), da Secretaria da Mulher, que realiza atendimento e acolhimento exclusivo para as mulheres que receberão o dispositivo de segurança.

“Estamos à disposição para auxiliar quanto a dúvidas e informações sobre o projeto. O estado do Acre pode contar conosco”, finalizou a diretora da DMPP, Andréa Boanovas.

Reunião tratou sobre as ações integradas de combate aos crimes de gênero e do fortalecimento dos mecanismos de proteção à mulher Foto: Pedro Devani/Secom.

Participaram da reunião a desembargadora e coordenadora estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Acre, Eva Evangelista e o subcomandante do Corpo de Bombeiros do Acre, coronel Charles Silva e a presidente do Detran Acre, Taynara Martins.

Enfrentamento à violência doméstica

No Acre são realizados projetos no combate à violência doméstica e familiar, como o Maria da Penha da vai à Escola e Maria da Penha vai às Aldeias. O projeto trabalha a Lei Maria da Penha Nº 11.340/2006 nas escolas, com a preocupação de contribuir para a formação dos profissionais da educação sobre a temática e apoiá-los na implementação de projetos pedagógicos, além de orientá-los quanto à notificação das situações de violência, incluindo a violência sexual contra crianças e adolescentes.

Além da primeira-dama do Estado, Participaram da reunião a desembargadora do TJAC, Eva Evangelista, o subcomandante do Corpo de Bombeiros do Acre, coronel Charles Silva e a presidente do Detran Acre, Taynara Martins. Foto: Pedro Devani/Secom.

Serão implantadas também três Casas da Mulher Brasileira. O espaço irá abrigar um centro de atendimento humanizado e especializado no atendimento à mulher em situação de violência doméstica. E reunirá no mesmo local vários serviços: juizado especial; núcleo especializado da promotoria, defensoria pública, delegacia especializada no atendimento à mulher, alojamento de passagem, brinquedoteca para os filhos das vítimas, apoio psicossocial e capacitação para autonomia econômica.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464