Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Primeira-dama e gestores participam de agenda de cooperação em La Paz – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Primeira-dama e gestores participam de agenda de cooperação em La Paz

No restaurante o chef Daniel Arni explicou o desenho da grade de formação (Foto: Rose Frias/Secom)

Para promover a integração socioprodutiva gastronômica com o Peru e a Bolívia, a primeira-dama Marlúcia Cândida participa de agenda em La Paz, na Bolívia, até quinta-feira, 16, que incluí visitas a projetos e encontros com representantes de instituições de financiamento que promovem o setor. Acompanham Marlúcia, a secretária de Turismo Rachel Moreira  e a coordenadora de gastronomia, Patrycia Lopes Coelho.

Como uma das ações do programa de gastronomia e hospitalidade promovido pelo governo do Estado essa é a terceira agenda realizada com visitas em escolas de formação na área. A primeira ocorreu em setembro de 2016, em Lima, durante um dos maiores eventos de gastronômicos do Peru, a Feira Mistura, organizada para mostrar a rica biodiversidade e riquezas do país.

Outra ação foi o encontro do governador Tião Viana e Marlúcia Cândida com Kimbal Musk, dono da rede de restaurantes The Kitchen Cafe, LLC, no Colorado.

Visita a iniciativas gastronômicas

O roteiro em La Paz iniciou na segunda-feira, 13, com visitas em duas das dez escolas do Manq’a- Gastronomia local para um futuro melhor. O grupo foi assessorado por Beatriz Garcia, uma das consultoras do projeto.

Na primeira escola, com novas turmas iniciando, os professores explicaram como é desenvolvido o projeto e mostraram os espaços de convergência. Já no segundo espaço, onde funciona cozinha e restaurante, o chef Daniel Arni explicou sobre a formação.

Agenda envolveu encontro com o embaixador do Brasil na Bolívia, Raymundo Magno (Foto: Rose Farias/Secom)

“Além de o aluno aprender a cozinhar são ensinadas habilidades em serviço, gerenciamento de restaurante, empreendedorismo e como iniciar seu próprio negócio”, disse.

Após as visitas, o grupo participou de um encontro com o embaixador do Brasil na Bolívia, Raymundo Magno, que se mostrou interessado nas possibilidades de negócios entre Bolívia e Acre.

“A iniciativa é interessante por envolver jovens de baixa renda. Além disso, fomenta o empreendedorismo, promove a gastronomia, os produtos da cadeia local e hábitos alimentares saudáveis. O programa de gastronomia do Acre apresenta essas premissas”, comentou Marlúcia Cândida.

Cooperação e consultorias

Na terça-feira, 14, a reunião foi com a coordenadora regional do ICCO Cooperação Sulamérica, Conny Toornstra e com o coordenador do Manq’a, Ariel Tito.

Marlúcia Cândida apresentou o programa de gastronomia e sociobiodiversidade  e um vídeo sobre os principais projetos desenvolvidos pelo governo do Acre.

Professores apresentaram o Manq’a e os espaços de convergência (Foto: Rose Farias/Secom)

“Estamos buscando as parcerias para ajudar a construir o conceito da Escola de Gastronomia, que será implantada na Cidade do Povo. A ideia é envolver os vizinhos peruanos, bolivianos e amazônidas. Entendemos que podemos ser uma referência no setor e criarmos um elo de desenvolvimento dessas populações”, explicou Marlúcia.

Em seguida, Ariel Tito mostrou o conceito do Manq’a, além de outras ações para promover a riqueza e identidade da comida boliviana.

Conny Toornstra comentou que já conhece a missão do projeto de desenvolvimento sustentável do governo do Acre. “Estou muito feliz com o que foi apresentado do programa de gastronomia. Me encanta a ideia de cooperação. Estou agradecida e feliz em saber que podemos estar juntos”.

Em março deste ano consultores do ICCO e Manq’a visitam o Acre para dar início ao projeto de cooperação, consultoria e outras ações para a implantação do programa de gastronomia do Acre.

Nesta quarta-feira, 15. O grupo se reúne com Michelangelo Cestari do restaurante Gustu durante toda a manhã. À tarde haverá o encontro com Emíllio Uquillas, representante do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) na Bolívia.

Manq’a – inclusão, oportunidade e sustentabilidade

Manq’a, “alimento” em Aymara, é um projeto de escolas de culinária que busca criar oportunidades para jovens bolivianos de baixa renda com apreço e consumo de produtos locais. Além disso, as escolas Manq’a fazem parte da Integração Movimento Gastronômico Boliviano (Miga), que visa promover a riqueza e herança da comida local.

A inspiração para o projeto nasceu da visão de cozinheiro dinamarquês Claus Meyer. Ao todo são dez escolas em La Paz em funcionamento com a capacitação de 3.500 jovens.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464