O gabinete da primeira-dama Marlúcia Cândida e o governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacir (IDM), em parceria com o Senac e Sebrae-Acre, realizaram a entrega dos certificados das oficinas e cursos de gastronomia aos permissionários dos mercados Mercado Velho e dos Colonos, na quinta-feira, 16, na Casa Civil. A formação técnica faz parte do projeto do Festival de Gastronomia de Mercado Cultura e Arte, idealizado pela primeira-dama.
O evento contou com a participação de Marlúcia Cândida, da diretora do IDM, Rita Paro, de Sídia Gomes, diretora-técnica do Sebrae, Hirlete Meireles, diretora regional do Senac-Acre, Karla Martins, presidente da Fundação Elias Mansour (FEM), da secretária de Turismo Rachel Moreira e de Patrycia Coelho, da Escola de Hospitalidade e Gastronomia.
Janete da Silva Alves, 60 anos, foi uma das profissionais que participou do treinamento com os chefs de gastronomia, para aprimorar as receitas que ofereceu durante as duas edições do festival. Ela é proprietária da Pensão da Janete, no Novo Mercado Velho, e representou os permissionários no evento.
“Aqui é pra dizer obrigada primeiramente para a Marlúcia. Se não fosse ela esses cursos não teriam acontecido para nós. O incentivo dela estando ali sempre nos motivando foi muito importante. Participar do festival é um prazer, pelo aprendizado, e também porque aumentamos a nossa renda e conhecemos pessoas. Muito obrigada a todos”, disse Janete.
Cadeia produtiva e formação
A primeira-dama ressaltou durante a entrega dos certificados que o momento é de comemorar.
“Foi um sonho que virou realidade, e que só foi possível acontecer com o apoio de nossos parceiros, das amigas permissionárias, empresas e também dos chefs, agora é festejar”, disse Marlúcia, acrescentando que o projeto envolve a cultura, o turismo e toda a cadeia produtiva. “Estamos dando pequenos passos para que sejamos referência em gastronomia na Amazônia, por meio da formação, que ganhará corpo com a implantação da Escola de Hospitalidade e Gastronomia.”
Hirlete Meireles, diretora-regional do Senac-Acre, falou sobre a importância da capacitação. “Esse projeto é maravilhoso, e pra nós é uma satisfação levar um pouco de conhecimento para pessoas que muitas vezes não têm acesso a essa formação”, disse.
Promover a formação também faz parte da política do Sebrae-Acre. “Essa ação tem valor maior do que ela é, de criar novos caminhos para as permissionárias, e de fomentar o conhecimento. Nós juntos podemos fazer melhor. É só o começo, pois teremos mais parcerias”, comentou Sídia Gomes.