No Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, 25 de novembro, a primeira-dama do Acre, Ana Paula Cameli, a convite da Prefeitura Municipal de Rio Branco, realizou uma visita técnica ao Centro de Referência para Mulheres em Situação de Violência, a Casa Rosa Mulher.
Situada no bairro Cidade Nova, o centro de referência sofreu diversos danos estruturais ao ser atingida pela mais grave enchente da história do Rio Acre, em 2015. A casa passa por uma revitalização de todo seu espaço.
Com cerca de 30 anos de existência, o local já atendeu muitas mulheres. No centro são oferecidos atendimentos psicológicos, jurídicos e de assistência social, além de cursos profissionalizantes gratuitos.
“Esta visita fortalece a parceria que temos com a prefeitura, em favor das mulheres que sofrem com a violência doméstica e familiar. Este centro de referência dará a oportunidade de que mulheres nessa situação sigam suas vidas com a ajuda necessária”, afirmou Ana Paula Cameli.
A prefeitura está fazendo a reconstrução com o cuidado de manter a história do lugar, ampliando o espaço e oferecendo mais acessibilidade, com o elevador, para receber as mulheres.
Casa Rosa Mulher
O Programa Casa Rosa Mulher é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Rio Branco. Desde o início dos anos 1990, em parceria com diversas organizações da sociedade civil, são desenvolvidas políticas públicas voltadas para a promoção dos direitos da mulher, com ênfase na atuação junto aos segmentos marginalizados pela sociedade.