O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceria com a prefeitura de Jordão, implantou esta semana o primeiro Centro de Formação de Condutores no município, distante 576 quilômetros de Rio Branco.
Antes, quem precisava da habilitação para conduzir veículos teria de ir até outra cidade que disponibilizasse o serviço. As mais próximas são Tarauacá e Feijó, mas para chegar a esses destinos é preciso enfrentar uma viagem de dois dias de barco.
Morador de Jordão, Francisco Aires da Cunha preferiu tentar tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Rio Branco, porém, teve que pagar R$ 700 de passagem de avião e, mesmo assim, não conseguiu realizar o sonho de ser habilitado. “O processo é longo: eu teria que ficar muitos dias para participar das aulas e fazer os testes teóricos e práticos, por isso tive que desistir, mas agora vai ser mais fácil e bem mais barato”, comemorou.
De acordo com o Sistema de Gestão de Trânsito (Getran), atualmente existem aproximadamente 80 veículos no município e apenas 35 condutores habilitados a dirigir. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que a população atual de Jordão seja superior a 7.500 pessoas.
“Muitos conduziam seus veículos somente dentro da cidade sem habilitação e ficavam impedidos de transitar em outros municípios por falta de oportunidade de obter a CNH. Por isso, o Detran enfrentou os desafios logísticos para oferecer, antes de tudo, cidadania a essa comunidade”, salientou o corregedor do Detran, Marcelo Quintella Miguéis.
Parceria para realização dos exames práticos
A prefeitura do município foi parceira da ação, dando apoio logístico e cedendo um caminhão e um ônibus para a realização de exames práticos das categorias “D” e “E”, além de disponibilizar um local para aulas e testes práticos.
“Jordão é um dos municípios mais isolados do Acre. São iniciativas como essa que fazem com que nos sintamos incluídos como filhos desta nação. O cidadão jordanense agora vai poder usufruir o direito de ter habilitação, e isso é uma grande alegria”, enfatizou o prefeito do município, Elson Farias.
Em três dias, mais de 100 atendimentos foram realizados, entre abertura de processo de primeira habilitação, adição e mudança de categoria, e renovação de CNH.