O primeiro Contest de radioamadores do Acre disseminou o nome de Chico Mendes para o mundo. A ação envolveu cinco radioamadores divididos em três estações – na Curva do Tucumã, no Ramal do Mutum e na Biblioteca da Floresta. A atividade começou às 7 horas deste sábado, 14, e se estendeu até às 7 horas do domingo, 15.
O Contest é uma competição de radioamadorismo. Nela, os participantes se comunicam via rádio com o maior número possível de contatos em um período. Cada competição tem um regulamento. De acordo com a distância, país, localidade ou região contatados, os pontos são multiplicados.
“Demos a esse Contest o nome Chico Mendes. Para os nortistas, o rádio tem um papel fundamental, ele é capaz de integrar as pessoas, e o Chico também teve esse poder de integração junto aos povos da floresta. Esse é o vínculo que vejo entre o dois”, comenta o radioamador e organizador da ação, André Bracciali.
Em doze horas de atividade, foram efetuados cerca de 100 contatos com estados brasileiros, como Rio Grande do Sul e Goiás, e países como Uruguai, Cuba, Canadá, Estados Unidos, Itália, México, Espanha, França, Holanda, Rússia, Polônia, Iugoslávia, Reino Unido, Islândia, Equador, República Tcheca e Noruega.
Esse número tende a aumentar, como explica Bracciali: “Só vamos ter resultados mais precisos depois de um mês, quando as estações de rádio que participaram enviarão relatórios. Por enquanto, contabilizamos apenas os contatos diretos”.
O Contest foi a primeira atividade da Semana Chico Mendes, promovida pela Comissão Especial “25 anos Chico Mendes Vive Mais!”.