A diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon/Acre se reuniu nesta quarta-feira, 16, com representantes da Unimed Rio Branco. A reunião foi pautada nas reclamações rotineiras de consumidores sobre o descredenciamento de médicos conveniados, não cumprimento de prazos para consultas, negativa de realização de exames, cobertura e cumprimento do plano contratado.
Durante a reunião foi entregue à empresa um relatório contendo 15 pontos críticos. O estabelecimento tem até o dia 30 deste mês para responder. A falta de informação clara e objetiva, como determina o Código de Defesa do Consumidor (CDC), também foi detectada como um dos problemas reincidentes da empresa.
“Sempre que houver qualquer dificuldade, é essencial que o consumidor procure o setor administrativo da empresa. A gente pode observar que na maioria dos casos em que o consumidor age assim ele obtém uma resposta”, frisou o diretor do Procon, Diego Rodrigues.
Segundo a chefe da Divisão de Fiscalização do Procon, Fran Britto, casos como o não cumprimento dos prazos determinados para atendimento de consultas ou não cumprimento da cobertura do plano conforme contratado devem ser comunicados à empresa, pois muitas vezes a responsabilidade pela prática abusiva é do consultório médico ou do hospital, e a Unimed Rio Branco não é notificada sobre o caso.
O consumidor que tiver dúvida sobre o prazo para consultas ou a cobertura do seu plano pode acessar o site da Agência Nacional de Saúde (ANS) ou o Procon/Acre.