Com objetivo de auxiliar os consumidores com a negociação de débitos junto às instituições financeiras no mutirão promovido por meio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com Institutos de Proteção e Defesa do Consumidor (Procons) de todo o país, o Procon/AC disponibilizou na manhã deste sábado, 26, atendimento presencial na sede do órgão, em Rio Branco, e também na Unidade Regional do Procon, em Cruzeiro do Sul.
Por meio da mobilização nacional, as dívidas dos consumidores junto aos bancos poderão ser negociadas oferecendo-se descontos e prazos especiais de pagamento. A regularização presencial é ofertada aos consumidores que não conseguiram ou necessitam de ajuda para realizar suas negociações, que podem ser feitas por meio dos canais consumidor.gov.br e meubolsoemdia.com.br, e na Organização em Centros de Atendimento (OCA). O mutirão deu início no último dia 7 de novembro, e será finalizado no próximo dia 30.
Alana Albuquerque, diretora presidente do Procon/AC destaca que a instituição tem atuado na proteção e defesa dos consumidores acreanos.
“O objetivo dessa negociação é justamente oportunizar a todos os consumidores que estejam em situação de endividamento, de estarem regularizando a sua situação financeira, onde serão ofertados descontos, e parcelamentos que caibam nos seus bolsos, e pra reforçar ainda mais essa ação o Procon do Acre está realizando hoje excepcionalmente aqui em Rio Branco na sede do Instituto, e em Cruzeiro do Sul na prefeitura, na Unidade Regional, esse atendimento”, disse a presidente.
Poderão participar pessoas que possuem contratos que não se tratem de bens dados em garantia. São necessários ainda, os documentos pessoais, comprovante de endereço, se possível extrato do INSS e do Serasa, contratos que tratem da situação financeira, extratos bancários, para facilitar a situação do consumidor
Eunice Leite, foi atendida no mutirão e destacou a importância do mesmo onde os clientes tem a oportunidade de quitarem seus débitos, com desconto, e até mesmo, com a possibilidade de parcelamento que cabe no bolso de cada um.
“Pra mim é ótimo, vou poder pagar com desconto, já entrei em contato várias vezes com as empresas, mas não me davam desconto, as que me deram consegui parcelar e pagar, essas duas últimas não deram por isso eu vim aqui pra tentar negociar com desconto, fiquei satisfeita”, disse a farmacêutica.