Com o intuito de levar ao público infanto-juvenil ensinamentos sobre a educação financeira e o consumo consciente, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC), realizou neste domingo, 30, no auditório institucional da Expoacre 2023, a solenidade de lançamento do mascote Proconsu.
Remetendo à fauna amazônica, o mascote é representado por um dos animais mais conhecidos na região norte, a capivara. A ideia partiu do Núcleo de Educação para o Consumo do Instituto Procon que, de forma lúdica, usou o maior roedor do mundo com o objetivo de chamar a atenção da população para o órgão, despertando maior interesse sobre as relações de consumo e, de maneira didática, levar conhecimentos acerca dos direitos e deveres do consumidor.
Além disso, o Proconsu tem como um de seus focos principais, o público infantil, visando conscientizá-lo sobre a necessidade de evitar dívidas desnecessárias, para que na fase adulta tornem-se adultos financeiramente responsáveis. O mascote foi confeccionado por costureiras da capital acreana.
Além das crianças, estiveram presentes na ação a presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque; a presidente da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac) e do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/AC), Iuçara Souza; o deputado Pedro Longo; o coordenador adjunto da Expoacre e da Casa Civil, Ítalo Medeiros; e servidores.
No evento foi realizada uma atividade dinâmica voltada para o público infantil, com a apresentação de um teatro, onde foi abordada a educação financeira com a participação do novo mascote. Também houve a distribuição de doces, pipocas, e réplicas do Proconsu para as crianças, além de uma decoração especialmente voltada para este público.
A presidente do Procon, Alana Albuquerque, ressaltou que a ação é inovadora e traz uma proposta de abordagem preventiva do tema de forma transversal:
“É uma proposta inédita, sendo que a ideia da criação do Proconsu traz uma temática de extrema importância para sociedade, que é trabalhar a educação financeira, consumo consciente e consumo sustentável voltada para o público infanto-juvenil”.
E acrescentou: “Isso, além de propiciar o fortalecimento das políticas públicas de defesa do consumidor, possibilitará a realização de educação para o consumo com foco na prevenção ao superendividamento, que é nosso grande objetivo”, ressaltou Alana.
A presidente do Ipem/AC, Iuçara Souza, parabenizou a equipe do Procon e falou sobre a importância do trabalho lúdico junto ao público infantil, visto que as crianças são futuros consumidores, e passaram a aprender mais sobre a responsabilidade financeira.
“Quando elas já têm essa consciência, nós os transformamos em futuros adultos responsáveis e comprometidos. Tenho certeza de que vai ser um projeto de muito sucesso dentro do estado”, enfatiza.
Bento Meireles, de 9 anos, participou do lançamento e contou o que aprendeu. “Achei engraçado. Eu entendi que toda vez que a gente paga alguma coisa tem que ter certeza que pagou certo”, afirmou.
O deputado estadual Pedro Longo ressaltou a importância da iniciativa que busca conscientizar desde a infância sobre o consumo responsável, e os riscos que podem existir nas relações de consumo.
“Nós sabemos que essa faixa etária se sensibiliza com o lúdico. Então, o mascote, os bonecos, tudo isso será uma forma bastante importante de divulgar as atividades do Procon e, desde cedo, conscientizar quanto aos direitos e obrigações dos consumidores”, explica.