O titular da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Glenilson Figueiredo, se reuniu na manhã dessa terça-feira, 16, com os diretores das principais cadeias produtivas sob responsabilidade da secretaria e com parceiros do governo federal e da iniciativa privada no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco.
A reunião teve como objetivo discutir os encaminhamentos para a Expoacre 2015. A feira, que este ano ocorre de 25 de julho a 2 de agosto, é uma ótima oportunidade para que a Seaprof apresente os investimentos que o estado tem feito para fortalecer a produção familiar no Acre.
Durante os dias de feira, os visitantes e turistas vão poder conhecer o trabalho realizado nas cadeias produtivas da castanha, piscicultura, horticultura, criação de animais, mel e borracha. O encontro serviu para definição dos espaços onde serão montados os estandes dos expositores.
São representantes do setor privado que, com o apoio do governo, aproveitam a Expoacre para apresentar sua produção. A Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos já está há 11 anos expondo seus animais durante a feira. A expectativa para 2015 é grande. “Todos os anos temos um bom público que prestigia o evento e a gente aproveita para comercializar nossos animais”, afirma Marcos Minoru, presidente da associação.
Quem também esteve presente no encontro foram os responsáveis por um dos estandes que mais atraem atenção de quem frequenta o parque de exposições: a piscicultura.
Em 2015, os piscicultores prometem novidade. A intenção é, além dos tanques, apresentar as várias espécies de peixes também em aquários. Outra novidade é a comercialização de peixes ornamentais.
“A piscicultura não poderia ficar de fora, já que hoje é o maior investimento do governo do Estado no setor de produção. Aqui nós vamos mostrar para as pessoas o resultado desses investimentos”, destaca José Ivan de Souza, piscicultor da região do Ramal do Panorama.
Parcerias para fortalecer a produção familiar
Durante a Expoacre, a Seaprof aproveita para promover qualificação profissional. Embrapa, Sebrae e Senar são parceiros do estado no evento.
Durante os dias da feira, os produtores têm à disposição a oportunidade de participar de cursos, palestras e intercâmbios que fortalecem a agricultura familiar.
“Estamos com cerca de 30 parceiros envolvidos aqui na Fazendinha, como a gente chama esse espaço da produção agrícola familiar. Além do visual, das pessoas visitarem e conhecerem o que é produzido, aproveitamos para qualificar e tirar as dúvidas dos nossos produtores. O importante é que a cada ano que passa percebemos que cresce a agricultura familiar no Acre”, afirma Glenilson Figueiredo, gestor da Seaprof.