A Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) deu início nesta semana, ao planejamento das ações e investimentos para o ano que se inicia. Esteve presente ao encontro parte dos gerentes dos escritórios do órgão no interior do estado.
A intenção da Seaprof é durante o mês de janeiro realizar um amplo planejamento, para, a partir de fevereiro, apresentar em todos os municípios a expectativa de investimentos e quais os programas na área da produção familiar serão desenvolvidos no setor rural do Acre.
“Muito importante esse início de planejamento. Ficamos felizes quando temos uma gestão que nos ouve, já que somos nós que estamos na ponta, no contato direto com os produtores. Quando o planejamento é participativo, as chances de sucesso são muito maiores”, destaca Narcélio Silva, gerente da Seaprof de Tarauacá.
Além de Tarauacá, estiveram presentes à reunião os gerentes dos escritórios em Feijó, Bujari, Manoel Urbano, Sena Madureira e Assis Brasil.
Só no ano de 2016 o governo do Acre investiu na produção familiar mais de R$ 90 milhões.
Continua distribuição de mudas e sementes
Neste início de ano, a secretaria tem se dedicado principalmente à distribuição de mudas frutíferas e sementes que fazem parte de um amplo programa que visa incentivar o aumento da produção de frutas no estado, contribuir para o reflorestamento de áreas degradadas e proporcionar mais renda aos produtores familiares.
De um total previsto de 314 mil mudas de diversas espécies frutíferas, já foram entregues cerca de 50 mil.
O encontro com os gerentes também foi motivado pela necessidade de planejar o acompanhamento técnico das mudas e sementes que estão sendo distribuídas.
“Reunimos os gerentes dos municípios beneficiados para orientar que seja acompanhada não só a distribuição, como também o monitoramento técnico no plantio dessas mudas. O importante é, no futuro, ver os resultados desse lindo programa”, explica Taumaturgo Neto, secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar.