Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Produção familiar lança novo tipo de farinha produzida em Tarauacá – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Produção familiar lança novo tipo de farinha produzida em Tarauacá

Espaço da agricultura familiar recebe milhares de visitantes todas as noites durante a Expoacre (foto: Ângela Peres)
Espaço da agricultura familiar recebe milhares de visitantes durante a Expoacre (foto: Angela Peres)

A segunda noite de Expoacre foi de novidade na Fazendinha, local onde estão concentrados os estandes da produção familiar.

Produtores rurais do Projeto de Assentamento Tauari, em Tarauacá, aproveitaram a grande movimentação neste domingo, 24, para apresentar um tipo de farinha de mandioca pouco conhecido em Rio Branco.

A melhitos, como é chamada a farinha, é bastante consumida nas regiões do Tarauacá/Envira e Juruá, mas praticamente não é encontrada em outros municípios do Acre.

Farinha melhitos, de Tarauacá, foi lançada no estande da produção familiar na segunda noite de Expoacre (foto: Ângela Peres)
Farinha melhitos, de Tarauacá, foi lançada no estande da produção familiar na segunda noite de Expoacre (foto: Angela Peres)

Com sabor e textura diferentes da farinha convencional, os produtores aproveitam a Expoacre para divulgar o produto.

Quem passou pelo estande teve a oportunidade de degustar e opinar sobre a novidade. “Achei muito gostosa. Já tinha ouvido falar, mas nunca havia experimentado. Vou aproveitar e levar alguns quilos para casa”, disse a aposentada Ana Célia Bezerra.

Além da degustação, é possível acompanhar a fabricação  da farinha. O produtor Jairo Maciel veio de Tarauacá para mostrar como se faz o produto.

Ele explica a diferença da melhitos para a farinha convencional. “Por incrível que pareça, não é tão diferente da farinha comum. O segredo, que faz toda a diferença, é na hora de torrar”, afirma.

Maciel produz cerca de 750 quilos do produto por mês e comercializa em Cruzeiro do Sul.

Produtor de farinha melhitos veio de Tarauacá demonstrar como se produz a farinha que é sucesso de vendas em Tarauacá e Cruzeiro do Sul (foto: Ângela Peres)
Produtor veio de Tarauacá demonstrar como se produz a farinha que é sucesso de vendas em Tarauacá e Cruzeiro do Sul (foto: Angela Peres)

Parceria entre Sebrae e Seaprof garante farinha na exposição

A apresentação do produto durante a Expoacre se dá graças ao projeto  de Desenvolvimento Econômico Territorial (DET), realizado pelo Sebrae em parceria com o governo do Estado.

“Pela primeira vez esses produtores estão tendo a oportunidade de colocar esta farinha num evento grandioso como é a Expoacre. Além da farinha melhitos de Tarauacá, temos o açaí de Feijó, o biscoito de Cruzeiro do Sul e o feijão de Marechal Thaumaturgo”, afirma Laíz Mappes, gestora do projeto.

O coordenador do DET pela Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Murilo Matos, falou da importância do apoio para comercialização. “Não adianta o agricultor ter um produto de qualidade se não conseguir colocá-lo no mercado. É muito gratificante poder ajudar para que essa farinha seja conhecida pelos consumidores.”

Lourival Marques, titular da Seaprof, reforçou o convite para que a população que visita a Expoacre conheça os estandes da agricultura familiar. “Aqui está o exemplo do Acre que produz e que melhora a qualidade de vida dos produtores rurais”, salienta.

 

 

 

 

 


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464