Distante 344 quilômetros de Rio Branco, a cidade de Feijó é considerada um dos berços da produção rural no Acre. Na semana passada, o governador Tião Viana esteve no município e anunciou investimentos superiores a R$ 4 milhões, a partir do lançamento do Programa de Fomento e Incentivo às Cadeias Produtivas, Agroflorestais e Serviços Ambientais. O prefeito Mêrla Albuquerque e o deputado federal César Messias acompanharam a agenda.
“Em Feijó temos avanços expressivos não só no setor rural, mas na infraestrutura, educação e saúde, entre outros. O Acre vive mudanças profundas na economia. E aqui nós apostamos numa base que dá respostas”, destacou Tião Viana.
Parte do recurso será destinada à destoca e gradagem de 100 hectares de terra, contemplando 50 produtores rurais. Os investimentos são fruto de um convênio com o Fundo Amazônia, e está prevista, até o fim do ano, a mecanização agrícola de 1.460 hectares em 730 propriedades rurais.
“Quando se fala em mecanização, a gente conhece os avanços que dão a oportunidade de plantar e produzir sem agredir a natureza. É esse tipo de ação que propicia melhores condições para o homem do campo”, observou o presidente da Associação de Produtores Rurais de Feijó, Antônio José da Conceição.
Para Mêrla Albuquerque, a parceria entre governo e prefeitura é fundamental. “São investimentos na agricultura familiar que garantem o abastecimento da nossa cidade. Vamos trabalhar e usar esses recursos na economia rural da melhor forma possível”, disse o prefeito.
Para o secretário de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Lourival Marques, é mais um momento de conquista para o setor rural de Feijó. “Este é o esforço do governo para o apoio à agricultura familiar, em que a gente consegue fazer o lançamento desses programas. Quem ganha com isso é o produtor, que vive na comunidade com a expectativa de melhorar sua renda”, pontuou.