Com a cerimônia de posse dos novos professores efetivos realizada na última quarta-feira, 11, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) aproveitou a data e reuniu os educadores para efetivar a lotação escolar, indicando para cada empossado onde será seu local de trabalho.
Realizado em 2013, o concurso ofertou mais de 1.500 vagas para o quadro efetivo da rede estadual de ensino, incluindo educadores para a capital e para Brasileia, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Feijó, Porto Acre, Senador Guiomard, Tarauacá e Xapuri.
A alegria dos novos profissionais da educação pôde ser sentida na manifestação de Christia Monteiro da Rocha, professora de língua portuguesa lotada na Escola Estadual Raimundo Gomes de Oliveira. “É a realização de um sonho. Trabalho na área da educação há 20 anos, e só agora consegui realmente ser aprovada em um concurso. Não sou professora por opção, eu amo minha profissão”, explica.
E a vontade de ensinar também é compartilhada por Christian Moraes, professor de artes cênicas lotado no Colégio Acreano. “Se eu puder transmitir a visão e o conhecimento da arte para o meu aluno, já será uma grande vitória. Não quero apenas cumprir horário para receber meu salário, quero trabalhar projetos inovadores e despertar o olhar crítico dos alunos”, enfatizou.
Marco Brandão, titular da SEE, explicou que o evento complementa ainda mais as ações do governo do Estado. “Uma das áreas prioritárias de investimentos é a educação, e a partir da valorização dos profissionais e das constantes formações de professores, o Acre só tem a ganhar com o crescimento na qualidade de ensino e de aprendizagem”, disse.