Criado para contemplar cinco mil famílias acreanas, o Programa Estadual de Feiras Regionais foi apresentado na tarde desta segunda-feira, 25, aos empreendedores de economia solidária que vão participar das feiras na Baixada do Sol, em Rio Branco. O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), vai entregar mil barracas comerciais as prefeituras acreanas.
Outra aposta do programa é a cartilha que contém recomendações para a promoção dos eventos e instruções em boas práticas no manuseio e armazenamento dos produtos ofertados. A ideia fomenta a implantação e espaços permanentes de comercialização aos adeptos da prática solidária e beneficiários de pequenos negócios.
Com a execução do Programa de Feiras Regionais, calcula-se o aumento de aproximadamente 50% da participação de novos empreendedores no movimento de economia solidária e o crescimento em 60% da renda dos feirantes incluídos.
Feiras regionais
Em Rio Branco, as feiras de economia solidária são comuns e muito bem aceitas pela população. Além de artesanato, plantas, objetos de decoração entre outros, os consumidores acreanos dispõem de uma praça de alimentação com os mais diversos tipos de comida durante os eventos.
A próxima feira ocorre no fim de semana, sábado, 30, e domingo, 31, nos bairros Baixada do Sol e Plácido de Castro. A realização dos eventos é uma parceria da prefeitura de Rio Branco e do governo do Acre.