O Programa de Obesidade e Qualidade de Vida do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco continua sendo um dos serviços mais procurados dentro do complexo. Em abril deste ano, cerca de 500 pessoas, entre pacientes e familiares, frequentaram o grupo de obesidade. Neste mês já foram contabilizados mais de 300 novos usuários.
Segundo a coordenadora do programa, Maria das Graças Lima, a demanda de pessoas pelo serviço está relacionada à inserção de novos especialistas, como cirurgião gástrico e endocrinologista. Outro fator importante para o aumento da procura pelo serviço são as ações das secretarias de Rio Branco e de Estado de Saúde (Semsa e Sesacre).
“O Estado e município estão criando estratégias para implantar definitivamente a linha de cuidados da obesidade. Com isso, o serviço se tornará mais rápido e eficaz, pois as unidades básicas de saúde passarão a oferecer o serviço de promoção, prevenção e tratamento da doença, e o HC ficaria responsável apenas pelos exames específicos e as cirurgias”, esclarece a coordenadora do Programa de Obesidade.
Vânia Albuquerque frequenta o grupo de obesidade há três meses e declara estar satisfeita com o serviço. “Depois que cheguei ao Grupo de Obesidade perdi sete quilos, aprendi a mastigar, como me alimentar direito, reeduquei meus hábitos e controlei aquela ansiedade que sentia”, relata.
Como participar
Existem duas formas de entrada no programa: a demanda livre, pela qual o usuário procura diretamente o setor de obesidade, e a demanda referenciada, quando o interessado é encaminhado pelo médico da unidade básica de saúde (posto de saúde). As reuniões são realizadas às quartas-feiras, às 9 e às 19 horas. A reunião para os familiares é às quintas-feiras, às 19 horas.