A área de ciência e tecnologia estatal tem representado muito bem o Acre em competições de outros estados. A equipe que atua na Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dtic) e na Diretoria de Modernização Administrativa (DMA) se classificou em 16° lugar da 42ª edição do Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (Secop), com o programa “Rotas”, projeto criado para rastreamento veicular.
Na ocasião, a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) entregou o “Prêmio e-Gov” aos finalistas deste ano, entre eles o Acre, representado na solenidade de premiação pelo coordenador da Dtic, Carlos Rebello.
O coordenador explica que o programa foi desenvolvido por Jhonny Wyllyans e Ricardo Farias e se trata de um aplicativo que permite rastrear o veículo e envia as informações, tornando possível determinar a velocidade máxima que ele pode atingir, verificar se o carro está em trânsito ou parado, mensurar o consumo de combustível e até ouvir o que se passa dentro da cabine.
Jhonny Wyllyans conta que fez a apresentação do sistema do governo acreano para representantes de outros estados. “Esse programa tem baixo custo e leva mais segurança e transparência para a gestão. O bom de participar desses eventos é que nós podemos mostrar nosso sistema e também conhecer novos projetos, novas ideias, e trocar experiências”, comenta.
Carlos Rebello afirma que a conquista da equipe do governo do Acre é um mérito para o Estado, pois o projeto disputou com programas de empresas privadas e estatais. “O Acre ficou entre os 16 finalistas, e disputamos com empresas que têm muitos funcionários e estão estruturadas há anos”, observa.
O coordenador da Dtic disse ainda que nesses eventos há trocas de experiências e projetos que auxiliam na gestão pública com transparência. “Já estamos avaliando um projeto na área de educação digital. Estamos verificando se pode ser aplicado nos telecentros que temos aqui”, afirma.