O Programa Escola Aberta é fruto da parceria firmada entre a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) e o Tribunal de Justiça do Acre com o objetivo de apoiar a gestão escolar e oferecer serviços que resultem em melhoria da qualidade de vida de estudantes, professores e servidores das escolas públicas estaduais, além de familiares e comunidade do entorno das escolas onde serão realizadas as ações.
A Escola Estadual Heloísa Mourão Marques foi a primeira a receber as atividades previstas no projeto. A abertura oficial contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargador Francisco Djalma da Silva, do secretário de Educação, Mauro Sérgio Cruz, e outras autoridades e convidados, além de apresentações da banda do Colégio Militar Tiradentes e estudantes da escola anfitriã.
“Ninguém faz nada só. As parcerias têm proporcionado grande crescimento aqui dentro da escola. Temos curso de informática, o Pré-Enem Legal, e hoje com o Tribunal de Justiça trazendo palestras e atendimento médico. A comunidade escolar só ganha com isso”, afirma o gestor da escola, professor Antonio Fernandes.
Durante a programação foi realizada uma palestra com a desembargadora Eva Evangelista, com o tema “O reflexo da violência doméstica na instituição escolar”, além de serviços de atendimento médico (clínica geral) e de fisioterapia, testes rápidos de hepatite, sífilis, HIV, glicose e aferição de pressão, realizados pela equipe de saúde do Tribunal de Justiça, exposição de livros dos membros da Academia Acreana de Letras, dentre outras atividades.
“A escola pública deve ser a referência dentro da sociedade, é aquela que oferece para seus alunos um ensino de qualidade. É essa a nossa bandeira. O lugar do aluno é na escola porque é lá que ele é forjado para ser o cidadão que queremos para nossa sociedade. Continuemos acreditando nesse poder transformador do ensino de qualidade e que através desse projeto muitas vidas possam ser transformadas”, destacou o secretário de Estado de Educação, Mauro Sérgio Cruz.