Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Programa Escola em Casa se concretiza como ferramenta de apoio pedagógico para o aluno – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
consolidação

Programa Escola em Casa se concretiza como ferramenta de apoio pedagógico para o aluno

Em virtude da pandemia de covid-19, as escolas tiveram que substituir as aulas presenciais por aulas remotas, e foi aí que surgiu o Programa Escola em Casa, idealizado pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), em 2020.

Professora no estúdio gravando conteúdo de matemática. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O programa foi criado para garantir ensino a distância aos estudantes acreanos durante o período da pandemia, por meio de videoaulas, audioaulas e acesso a plataforma digital Educ-Acre, alcançando os alunos da rede estadual nos lugares mais longínquos do estado.

Na TV, o programa era transmitido pela AmazonSat, filiada à Rede Amazônica de Televisão, disponível em 18 municípios acreanos. Da mesma forma, no rádio era possível ouvir as transmissões, feitas pela Aldeia FM e Difusora Acreana, ambas do sistema público de comunicação.

O Acre foi o primeiro estado a lançar um programa no rádio e na TV para que os estudantes pudessem acompanhar remotamente as aulas e continuar o processo de ensino-aprendizagem.

Professora gravando conteúdo para o rádio. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Logo, professores foram se reinventando como apresentadores do conteúdo que haviam cuidadosamente elaborado, atualizado e revisado.

A iniciativa acreana foi um sucesso e os governos do Amazonas, do Pará e do Amapá passaram a retransmitir as aulas que haviam sido gravadas pelos professores acreanos.

Na ocasião, o programa rendeu elogios ao governo do Estado do Acre, por meio da Rede Amazônica, afiliada da Rede Globo e maior rede de televisão aberta da região Norte, por fornecer conteúdos pedagógicos aos estudantes durante a pandemia.

O trabalho inovador desenvolvido pela SEE chamou a atenção da equipe do Fantástico, da Rede Globo, que veiculou uma reportagem especial sobre o ensino remoto utilizado na região Norte, especificamente nas comunidades mais isoladas, que apresentam dificuldades no acesso à internet e até mesmo de sinal televisivo.

Professores tiveram que se reinventar como apresentadores. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A reportagem, veiculada em rede nacional, garantiu ao Fantástico o Prêmio Paulo Freire de Jornalismo, em abril, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), com o apoio da Unesco no Brasil.

Com o retorno das aulas presenciais, o programa será utilizado como mais uma ferramenta de apoio pedagógico para o aluno, na complementação do conteúdo visto em sala de aula, com foco na recomposição de aprendizagem.

“O Departamento de Mídias se programou para criar conteúdos pedagógicos, vídeos, áudios e outros materiais que serão planejados. Conteúdos para a plataforma que vai atender a recomposição que o professor vai fazer”, citou Rarismar Bezerra, chefe do Departamento de Mídias Digitais e TV Educacional.

As aulas seguem direcionadas aos alunos do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e do Ensino Médio, transmitidas pela TV e pelo rádio, podendo ser acompanhadas, ainda pela plataforma Educ-Acre  https://www.educ.see.ac.gov.br/.

Rarismar Bezerra, chefe do Departamento de Mídias Digitais e TV Educacional. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O professor terá que trabalhar em sala de aula o conteúdo do ano em curso e recompor o conteúdo de anos anteriores, para amenizar a perda que houve com a pandemia.

“Além da observância no plano de aula, nós também fazemos observação dos slides que vão ao ar. Existe todo um trabalho da equipe técnica do estúdio com relação à diagramação e também o olhar pedagógico no sentido da aula como um todo”, explicou a assessora pedagógica Susie Lamas.

Segundo Rarismar, as escolas que necessitarem de algum conteúdo podem procurar o Departamento de Mídias Digitais e TV Educacional, falar com os assessores e solicitar o material desejado.

Existe, ainda, a proposta de promover aulas para o Enem, mas o projeto Pré-Enem ainda está em fase de conclusão, para atender os alunos da 3ª série do Ensino Médio e os estudantes que já saíram da rede e não podem pagar um curso.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464