Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Programa Quero Ler chega à Colônia Souza Araújo e alfabetiza hansenianos – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Programa Quero Ler chega à Colônia Souza Araújo e alfabetiza hansenianos

Cerca de 40 pessoas vivem hoje nas dependências da Colônia Souza Araújo e centenas em seu entorno, muitas agora fazendo o Quero Ler (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Cerca de 40 pessoas vivem hoje nas dependências da Colônia Souza Araújo e centenas em seu entorno, muitas agora cursando o Quero Ler (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Criado pelo governador Tião Viana, o programa de alfabetização de jovens e adultos Quero Ler iniciou nesta quarta-feira, 20, uma turma especial: a de pessoas vítimas da hanseníase que moram na Colônia Souza Araújo.

O espaço foi um leprosário inaugurado no final dos anos 60 e hoje abriga cerca de 40 pessoas que não tiveram para onde ir depois de curadas da doença.

Agora, o Quero Ler chega à colônia para dar uma chance a essas pessoas, mesmo na terceira idade, de iniciar uma jornada mais ampla pelo conhecimento.

Com computadores doados pela Defensoria Pública do Estado, uma sala especial foi montada e muitos já estão motivados a participar.

Vida que não para

Moradora do Colônia ao ser abandonada pela família devido a hanseníase, Fátima da Silva vê agora a oportunidade de completar os estudos (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Moradora da colônia, ao ser abandonada pela família devido à hanseníase, Fátima da Silva vê agora a oportunidade de completar os estudos (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Entre os moradores da colônia, a Fátima da Silva é uma das mais animadas. Rejeitada pela família quando criança ao ser diagnosticada, foi gravemente atingida pela doença, perdendo as pernas e os dedos das mãos. Vivendo na colônia, tentou estudar depois de adulta, mas a visão não ajudava, vítima de um glaucoma. Agora, que tem óculos, espera que os estudos finalmente caminhem.

“Estou sentindo uma alegria de voltar para a sala de aula. Estudei em 2004, mas aí saí por causa da minha vista. Rapaz, estou querendo que dê certo agora”, brinca a senhora.

Já Aldacimar Pereira, morador da região do entorno da colônia, também vítima da hanseníase que atingiu principalmente uma de suas mãos, comemora a oportunidade conquistada. “É uma emoção muito grande que a gente tem com essa oportunidade que estão trazendo pra gente que sofreu com a hanseníase. Quando eu tinha 13 anos, estudava numa escola, e naquela época tinha muito preconceito. Tive que sair da escola para não ‘ofender’ os estudos dos outros alunos. Agora tenho a oportunidade de avançar.”

Um médico contra a hanseníase

“O melhor amigo que eu tenho é a literatura e é isso que nós queremos pra vocês também”, disse o governador Tião Viana (Foto: Diego Gurgel/Secom)
“O melhor amigo que eu tenho é a literatura, e é isso que nós queremos para vocês também”, disse o governador Tião Viana (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Tião Viana é reconhecido nacionalmente por ter sido o patrono da lei 11.520/2007, ainda durante sua atuação no Senado, que instituiu pensão indenizatória às pessoas atingidas pela hanseníase e que foram submetidas a isolamento e internação compulsória em hospitais-colônia. Por causa disso, o governador já foi homenageado por diversas instituições voltadas aos hansenianos no país, sempre cercado de gratidão e emoção.

Como médico infectologista, Tião Viana dedicou grande parte de seu trabalho à luta por dignidade e tratamento humanitário aos pacientes de hanseníase, doença que gerou muito preconceito e colônias de isolamento espalhadas por todo o país nos anos 70. Ele possui um grande reconhecimento e carinho por parte dos moradores da Souza Araújo, estando sempre próximo quando possível.

“Vamos ser o primeiro estado do Brasil a não ter pessoas nessa escuridão que é não saber ler. O melhor amigo que eu tenho é a literatura e é isso que nós queremos pra vocês também. O Bacurau [Francisco Vieira Nunes, fundador do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase no Acre (Morhan)] dizia que o amor é o melhor remédio para a vida. E é isso estamos trazendo para vocês”, disse Tião Viana aos moradores da colônia.

Ousadia na educação

GUR_5115A sala na Souza Araújo é só uma das mais de 300 turmas ativas na capital pelo Quero Ler, que pretende erradicar o analfabetismo no Acre até 2018.

O curso de alfabetização promovido pelo Estado tem duração de oito meses. E para aqueles que desejarem ir em frente, ainda são oferecidos o ensino fundamental e o ensino médio a adultos, com duração aproximada de quatro anos.

O secretário adjunto de Alfabetização, Moisés Diniz, ainda ressalta: “Além dos internos da colônia, temos pessoas morando no entorno, que perderam pedaços de seus corpos devido a essa doença. Por isso a sala com computadores, para que, com estruturas e softwares especiais, eles possam aprender a escrever também”.

O que disseram

“Esse é o mais bonito programa que nos foi dado para coordenar em toda nossa vida. O mundo é do tamanho dos nossos sonhos, a nossa fé e a nossa esperança. E um programa como esse carrega tudo isso.” – Marco Brandão, secretário de Estado de Educação

“Já existem 346 núcleos de aprendizado, mas nenhum é mais especial que esse, porque aqui é uma casa de superação. Aqui vai ser um exemplo de sucesso do Quero Ler. Nunca é tarde pra gente começar a aprender.” – Raimundo Angelim, deputado federal

“Um projeto dessa envergadura tem o desafio de aprender a ler e, aqui, de entrar no mundo da informática. É um sonho. E ele será realizado por um governo de coragem.” – Raimundinho da Saúde, deputado estadual

“Estamos agora na luta para que o governo federal também reconheça aqueles que tiveram hanseníase e foram isolados em domicílio. E estar aqui nesse dia especial me orgulha muito.” – Maria Antonia, deputada estadual

“É um projeto que tem dado certo. Que ninguém desista, e Deus ajude todos a ter forças para se manter até o fim.” – Padre Massimo Lombardi


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464