No Acre, o Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho – é celebrado durante todo o mês. A programação se inicia nesta segunda-feira, 4, com a assinatura do decreto que regulamenta o Programa de Regularização Ambiental (PRA).
A atividade, promovida às 15 horas na Biblioteca Pública de Rio Branco, também agrega o lançamento do Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas (PPCDQ) 2018.
O governo do Estado aposta numa política de desenvolvimento sustentável que tem como base a valorização do ativo ambiental. O Acre possui 87% de cobertura florestal e tem alcançando resultados positivos, como a redução de 66% do seu desmatamento ilegal na última década.
Na terça-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente as atividades serão promovidas no centro da capital, Praça da Revolução: caminhada simbólica ambiental, com saída da praça até Mercado Velho, a fim de despertar a conscientização sobre práticas sustentáveis e cuidados com o planeta; início da Operação Floresta Viva; assinatura do termo de cooperação entre Estado e Ministério Público Estadual (MPE) e distribuição de mudas – frutíferas e florestais.
A programação de junho, encabeçada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), dispõe ainda de mostra de filmes, palestras seminários, exposições, forró ambiental, entre outras ações.
Com o tema “Meio Ambiente Somos Nós: Protegendo Nossas Florestas, Nossos Rios, Nossa Gente”, o roteiro de atividades visa conscientizar acreanos sobre a temática. “A proposta da nossa programação é apresentar à população as políticas públicas que o Acre vem desenvolvendo ao longo desses anos, mas também conscientizar sobre a importância de a sociedade estar diretamente envolvida nas ações de conservação do nosso planeta”, explica o secretário de Estado de Meio Ambiente, Edegard de Deus.