Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Programas coordenados por Nazareth Araújo têm avanços em 2017 – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Bons resultados

Programas coordenados por Nazareth Araújo têm avanços em 2017

Iniciativas coordenadas pelo gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo tiveram bons avanços no ano de 2017. Os projetos são: Mulher Cidadã, Programa Primeira Infância (PIA), Som da Liberdade, Plano Estadual para a População em Situação de Rua e Semana Estadual sobre Drogas.

Mulher Cidadã

O Mulher Cidadã atendeu quase 30 mil pessoas só em 2017 (Foto: Val Fernandes/Secom)

Concebido com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das mulheres que residem na zona rural e em áreas de difícil acesso, o Mulher Cidadã leva serviços de saúde, cidadania, economia, segurança pública e justiça. Em 2017, a iniciativa atendeu quase 30 mil pessoas no estado.

“Estivemos em lugares de difícil acesso, reservas extrativistas e cidades nunca visitadas. Ficamos muito felizes com a união das pessoas, dos servidores, da comunidade e das instituições parceiras, que levam palestras e debates sobre importantes questões, como o planejamento familiar, o combate à violência doméstica e a gravidez na adolescência, entre muitos outros. Para 2018, pretendemos seguir com esse projeto, chegando nas demais localidades do nosso Acre”, diz a governadora em exercício, Nazareth Araújo.

Programa Primeira Infância

Visando fortalecer a Rede de Serviços destinada às crianças, o programa Primeira Infância (PIA) atende desde a concepção no ventre da mãe até os seis anos de vida. O objetivo é sensibilizar a sociedade e o poder público, formando atores de interesse sobre o desenvolvimento infantil e integral.

Em 2017, o projeto ofertou serviços em dez municípios, tendo 455 profissionais das áreas de educação saúde e assistência social, além da Pastoral da Criança e dos conselhos capacitados sobre a temática. Foram 23 visitas técnicas nas cidades contempladas pela iniciativa.

Primeira Infância passou por 10 municípios acreanos (Foto: Val Fernandes/Secom)

Ao todo, foram publicadas oito portarias instituindo comitês e dez planos municipais, um plano estadual e um guia de visitas domiciliares em construção.

A terceira etapa do Primeira Infância está prevista para se iniciar em maio de 2018. O projeto também foi aprovado como lei pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), junto com o Mulher Cidadã, Som da Liberdade e Política Para as Pessoas em Situação de Rua.

Som da Liberdade

360 jovens participaram em 2017 do projeto Som da Liberdade (Foto: Arquivo Secom)

Expandir a arte e a cultura para um número cada vez maior de adolescentes. É com essa proposta que Nazareth Araújo criou o projeto Som da Liberdade, que nasceu, a princípio, para proporcionar aulas de violão para os jovens que cumprem medidas socioeducativas em unidades do Estado.

O ideia cresceu e chegou também nas escolas e comunidades, e alia também rodas de conversas, oficinas e palestras em áreas que envolvem o universo da juventude, além de inserir esse público em movimentos de hip-hop, grafite e dança.

No último ano, 360 adolescentes participaram da iniciativa. Para isso, o projeto contou com seis agentes socioeducativos que se voluntariaram para trabalhar dentro do Instituto Socioeducativo (ISE) e além de outros 20 voluntários que atuaram nas rodas de conversa dentro e fora da instituição.

Além disso, houve também duas apresentações musicais, sendo uma com a turma da zona rural de Bujari, durante o Encontro Estadual do Movimento de Mulheres Camponesas, e o Festival da Canção do ISE, que envolveu 150 adolescentes de Rio Branco nas audições gerais e 12 finalistas.

A prova do bom resultado do projeto é que todos os adolescentes que cumpriam medidas socioeducativas e que participaram em 2016 foram desinternados, pois já estavam em condições para progressão de medidas.

População em Situação de Rua

(Foto: Val Fernandes/Secom)

Fruto da união de esforços entre o Gabinete da Vice-Govenadoria, Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e outras instituições, o plano estabelece políticas públicas em oito eixos temáticos: Saúde, Educação e Esporte, Cultura e Lazer, Previdência Social, Trabalho e Renda, Assistência Social, Moradia e Segurança.

Cerca de 150 pessoas participaram da Consulta Pública para a validação do plano. O projeto também foi aprovado como lei pela Aleac.

Semana Estadual Sobre Drogas

Nazareth durante abertura do Fórum Permanente de Drogas: Direito, Prevenção e Cuidado em Rede (Foto: Val Fernandes/Secom)

Com objetivo de promover o debate social, foi realizado em julho do ano passado a Semana Estadual sobre Drogas.

Mais de 45,5 mil pessoas participaram do evento, que contou com a abertura do Fórum Permanente de Drogas: Direito, Prevenção e Cuidado em Rede, rodas de conversa em diversos municípios e a Caminhada pela Paz. A iniciativa ainda envolveu gestores públicos, professores, acadêmicos e a sociedade civil.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464