A ciência é a área que abrange diferentes esferas do conhecimento, seja ele sem caráter científico, ou formado no ambiente de ensino com propósito de difundir um determinado saber. Nesta edição da 2ª Mostra Viver Ciência, que acontece em Cruzeiro do Sul, um grupo de estudantes do ensino médio integrado do polo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) do município apresenta o Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento Urbano e Ambiental (NEDUA).
O projeto, liderado pelo professor de educação ambiental Rodrigo Marciete, conta com o apoio de mais três docentes no objetivo de mudar a forma como o ensino ambiental é tratado nas salas de aula.
“Estamos transformando esse grupo de estudos em um grupo de pesquisa amparado pela plataforma Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), capaz de discutir a e tomar medidas de suporte às escolas públicas do Juruá, focando na educação ambiental”, afirma.
Raquel Lucena, de 15 anos, aluna do curso, apresentou aos visitantes um estande sobre o assoreamento e a importância de manter a floresta em benefício da qualidade da água consumida pela população. “Esse estudo baseado nas experiências está mudando a forma como enxergamos o meio ambiente”, conta.
A partir desse estudo, os envolvidos estão buscando formas de inserir no ensino básico do Juruá um novo processo de aprendizagem sobre o meio ambiente e suas necessidades.
Técnico Integrado
O curso técnico do Ifac é voltado para alunos que concluíram o ensino fundamental. O ensino técnico integrado inclui o conteúdo do ensino médio e técnico durante os quatro anos de curso. O diploma é equivalente ao ensino médio e habilita o aluno a iniciar sua vida profissional ou ingressar no mercado de trabalho na área de formação.
O método de ensino tem duração de oito semestres, totalizando quatro anos. Para ingressar no curso, o aluno precisa ter concluído o ensino fundamental ou equivalente.
Os cursos são nas áreas de agropecuária, informática, biotecnologia e meio ambiente.