Uma festa marcou o encerramento do projeto Bombeiro Mirim nesta terça-feira, 8, em Rio Branco. Foram nove meses de atividades pedagógicas, educacionais e que compartilham com 205 crianças entre 12 e 14 anos o dia a dia de um bombeiro.
A formatura de encerramento foi realizada no Teatrão e contou com a presença de familiares, além de autoridades civis e militares.
Durante o encontro, foram realizadas apresentações de dança, descida em rapel, primeiros socorros a uma vítima de acidente de trânsito e um atendimento de ocorrência envolvendo um incêndio doméstico com gás de cozinha. Tudo apresentado pelos pequenos bombeiros.
“Aprendi a ter responsabilidade e a dar valor às pessoas. Também aprendi noções de atendimento em casos de primeiros socorros e salvamento em altura. Perdi o medo de tudo isso. Com certeza, vai ser útil durante toda a minha vida”, disse o adolescente Thiago Possebom, orador da turma que concluiu as atividades em 2015.
Entenda a dinâmica do projeto
Criado em 2011 em Cruzeiro do Sul, o projeto Bombeiro Mirim surgiu como uma ação social do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC).
Em seguida, foi transformado em uma política de governo pelo governador Tião Viana. Hoje, a atividade conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), por intermédio do Centro de Línguas (CEL), que disponibiliza curso de idiomas para os alunos.
“O ano iniciou-se com uma grande alagação que atrasou o projeto, mas hoje é um dia muito feliz para todos nós, com a sensação de dever cumprido, encerrando mais uma turma de bombeiros mirins”, disse o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Gundim.