O único projeto científico selecionado no Acre para a 16ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) foi o de Sarah Evellyn Oliveira, aluna da escola José Rodrigues Leite, que já representa o estado como atual Jovem Senadora Acreana e também Jovem Embaixadora 2017. O trabalho, intitulado “Superdotação sob a perspectiva da educação inclusiva” foi premiado com o certificado da Associação Brasileira de Incentivo à Tecnologia e Ciência (Abritec).
Ela faz parte do grupo de estudantes de todo o país que desenvolvem projetos em suas respectivas instituições de ensino como forma de incentivo à pesquisa tecnológica e científica. A Febrace, realizada nos dias 13, 14 e 15 deste mês, na Universidade de São Paulo (USP), é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano organiza uma grande mostra de projetos.
Para participar, Sarah recebeu orientação da professora Antonia Eli Oliveira Borges, que a ajudou a desenvolver o projeto seguindo a Metodologia Científica. “Me interessei pela Febrace porque já havia participado de outras feiras desse tipo no ano passado e fiquei encantada, vi que poderia ser uma experiência muito positiva. Acrescentou muito para mim como pesquisadora, como cientista e também para o projeto”, conta a estudante que, durante a mostra, recebeu várias sugestões para aprimorar sua pesquisa.
Segundo ela, umas de suas grandes motivações durante a mostra de projetos foi a representatividade do Acre que levou à Febrace. “É muito gratificante ver centenas de pessoas buscando conhecer nosso estado, nossa cultura, nossos projetos”, afirma.
A ideia de pesquisar a relação de alunos com altas habilidades no meio educacional já estava nos planos de Sarah Evellyn. “Quando decidi que faria uma pesquisa científica sabia que seguiria a área da educação, que é o que eu gosto de estudar. E como já existem muitos trabalhos sobre a educação especial no sentido da deficiência física, procurei falar sobre outra área do ensino especial, mas que nem todos conhecem, que é de alunos com superdotação e altas habilidades. O objetivo é identificar os obstáculos que esses alunos enfrentam no sistema educacional brasileiro”, declara.
O secretário estadual de educação, Marco Brandão, comemorou a pesquisa da estudante e afirmou que “Esee resultado demonstra que o trabalho de nossas escolas públicas é de qualidade e temos elaborado uma tarefa significante no que diz respeito aos estudantes com altas habilidades”.
Direito na USP
Como resultado da nota obtida através do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Sarah conseguiu ser aprovada no curso de Direito na Universidade Federal do Acre (Ufac) e também na Universidade de São Paulo (USP). No entanto, por questões de logística, optou por se matricular na Ufac. “Minha nota ficava dentro das vagas do curso de Direito da USP com boa classificação. Foi tentador, mas acabei escolhendo a Ufac por ser perto para mim. No momento minhas condições financeiras não permitem uma instalação a curto prazo em São Paulo”, relata.
A estudante conta que não havia pensado na possibilidade de se graduar fora do estado, o que a impossibilitou de iniciar uma graduação na USP. “Sempre sonhei com esse momento, o dia em que conseguiria entrar para USP, mas não achei que fosse agora, tão rápido, por isso não me organizei para morar fora do Acre. Não esperava, foi uma grata surpresa”.
Para o futuro, ela pretende continuar no meio da ciência e participar de mais feiras de pesquisa científica. “Mesmo cursando Direito quero prosseguir minhas pesquisas a fim de criar um olhar mais instigador, continuar ativa nesse mundo. É um modo de incentivar outros jovens a participar de eventos semelhantes. Fazer essas iniciações científicas é muito importante, pode mudar a vida de jovens do ensino médio e ser contribuição muito valiosa ao país”, finaliza a estudante.
Febrace
Desde de 2003, a Febrace tem descoberto novos talentos e gerado oportunidades a alunos do Brasil inteiro. A feira assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.