Até o fim de 2016, a população de Rio Branco ganhará um moderno aeroporto internacional, com arquitetura que valoriza o conceito amazônico em toda sua plenitude.
O projeto do Aeroporto Internacional Plácido de Castro teve a participação da primeira-dama do Estado, arquiteta Marlúcia Cândida, em forma de colaboração do governo do Acre à Infraero, conforme atesta o Registro de Responsabilidade Técnica (1772570) inscrito no Conselho de Arquitetura e Urbanismo no dia 19 de novembro de 2013.
Durante visita ao Acre, em novembro de 2015, o ministro do Turismo, Henrique Alves, vistoriou as obras, orçadas em R$ 150 milhões, e disse que aqui no Acre o governo federal conseguiu quatro vertentes essenciais do turismo: ecológico, de aventura, gastronômico e religioso. “Colocamo-nos nesse ambiente de acolhimento, e estamos trabalhando com muito empenho, muito cuidado, para gerar o melhor resultado possível para o futuro”, declarou.
Segundo Marlúcia Cândida, a ideia do projeto é de que, ao chegar ao aeroporto, a pessoa sinta a presença da Amazônia na arquitetura, de forma simples e leve, com os pilares em forma de galhada em sua fachada e os painéis internos que remetem à floresta. “O teto relembra as ondas dos rios. E o mobiliário será feito com um design que remete à nossa identidade, fabricado por empreendedores acreanos”, destacou a arquiteta.
Social, gastronomia e design
A primeira-dama atua como agente mobilizador de programas multissetoriais nas diversas áreas: ativismo social, saúde, educação, cultura, design, gastronomia e artesanato.
Na área de ativismo social, promove o Acre Solidário, movimento que reúne voluntários, parceiros, empresários e outras instituições em várias campanhas sociais de ajuda humanitária.
Marlúcia é articuladora também do projeto da Escola de Design, que está sendo projetada pelo governo do Estado. Entusiasta do Festival de Gastronomia, a arquiteta também se dedica ao projeto da Escola de Gastronomia do estado.