Melhorar a qualidade de vida e a certeza de bons negócios da agricultura familiar são metas dos governos federal e estadual. Programas de aquisição de alimentos, fortalecimento de cadeias produtivas, habitação rural e cursos técnicos estão entre os investimentos. No Projeto de Assentamento (PA) Santa Luzia, ao longo da BR-364, em Cruzeiro do Sul, o governo do Estado investe também na pavimentação do Ramal Três como alternativa para melhoria de vida da comunidade.
Para comemorar o ramal pavimentado e os bons frutos de seu trabalho, o agricultor Darci Mendes realizou, no sábado, 7, um churrasco para a comunidade. “Eu disse que no dia em que passasse o asfalto aqui na frente de casa eu ia fazer um churrasco, essa é minha promessa”, diz o produtor com motivos de sobra para a festa.
Foram quase 30 anos passados na lama, “Tinha hora em que a gente nadava, outra andava, era lama o tempo todo”, conta Maria Lucia Mendes, irmã de Darci. De longe, enquanto corta a carne para mais tarde, Darci exclama quando perguntando o que muda com a pavimentação: “Deus me livre, melhora 100%. Todo o prejuízo que a gente teve foi por causa dessa estrada aí”.
A família anfitriã conhece bem os prejuízos, todos ajudam na produção de milho, arroz, feijão, farinha, além da criação de abelhas para a produção de mel, que Darci iniciou há alguns anos. “Nós produzimos para vender e para o nosso sustento”, diz o agricultor, que só com as abelhas consegue, a cada três meses, 30 litros de mel, todos bem vendidos agora.
Um projeto para ocupar a Amazônia em sua nova etapa
O PA Santa Luzia, hoje ocupa uma área com mais de 60 mil hectares, com 1.864 familias distribuídas em 64 quilômetros de ramal principal e outros 14 ramais secundários. Foi um projeto implantado em agosto de 1982 pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com o intuito de ocupar a Amazônia. Darci, sua irmã Maria Lucia e seus pais foram alguns dos contemplados pelo programa.
Durante os governos de Jorge Viana e Binho Marques foram asfaltados 15 quilômetros do ramal, agora estão sendo concluídos mais 10 quilômetros, pelo programa Ramais do Povo. Além da pavimentação, o governo do Estado lançou em 2013 o Programa do Mel na Vila Santa Luzia, com a capacitação de 1.400 famílias para criar abelhas sem ferrão e a distribuição de 14.600 colmeias.
Na contramão da idéia que o melhor tráfego pela região poderia aumentar o desmatamento, em um estudo de técnicos da Universidade Federal do Acre e da Embrapa mostra o contrário. No ano de 2010 verifica-se que aproximadamente a metade da área que foi classificada como pastagem no ano de 2005 encontra-se em processo de regeneração, aumentando assim a área de floresta.
Galeria de imagens