Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Projeto Som da Liberdade leva arte e cultura para jovens acreanos – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Inserção musical

Projeto Som da Liberdade leva arte e cultura para jovens acreanos

Vinte alunos participam do projeto na escola José Cesário (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Buscando levar arte e cultura para um número cada vez maior de adolescentes e jovens acreanos, a vice-governadora do Acre, Nazareth Araújo, criou um ousado projeto de inserção musical chamado Som da Liberdade.

O nome já é um convite para uma imersão no universo lúdico e libertador da música. E na prática é assim que a iniciativa funciona.  A princípio nasceu para proporcionar aulas de violão para os jovens que cumprem medidas socioeducativas em unidades do Estado, mas cresceu, tomou proporção e se expandiu para escolas e comunidades.

Vice- governadora durante lançamento de turmas do projeto (Foto: Arquivo Secom)

“O Som da Liberdade foi idealizado para levar música para os nossos jovens e, ao mesmo tempo, inseri-los em atividades de cultura e cidadania que provoquem mudanças de vida e de comportamento”, ressalta a vice.

A ação foi criada em 2015 e alia, além de aulas de violão, rodas de conversas, oficinas e palestras em áreas que envolvem o universo da juventude. Além disso, busca inserir esse público em movimentos de hip hop, grafite, e dança.

Atuação

Atualmente o programa atende 254 jovens. Há turmas nos centros socioeducativos, em escolas e espaços alternativos dos bairros Conjunto Esperança I e II, Taquari e também no Bujari.

Um desses espaços é a Escola Municipal José Cesário, na BR-364, zona rural do Bujari. Lá são atendidos 24 alunos. Kaylany Matos é uma das estudantes beneficiadas. Ela mora em um ramal e diz que o projeto possibilitou a proximidade com o universo musical.

Kaylany diz que o projeto possibilitou o contato com o universo musical. (Foto: Alexandre Noronha)

“Sempre gostei de cantar, mas nunca tinha nem pegado em um violão. A primeira vez que tive contato foi aqui na escola. Estou tão feliz que, quando terminar, vou tentar aprender tocar outros instrumentos, porque sonho ser cantora”, conta entusiasmada.

Daniel Rabelo, de 9 anos, começou há três meses e diz que o curso é uma oportunidade para aprender a tocar um instrumento de forma gratuita. “Gosto de violão, mas onde moro não tem e também não teria dinheiro para pagar”, disse.

Além da música

Outro local onde o projeta está sendo aplicado é o Espaço da Comunidade, no Taquari. Nesse ambiente, implantado esta semana, o projeto vai além do trabalho com jovens, pois beneficiará também as mães dos aprendizes.

“As mães dos 60 jovens vão poder participar de uma oficina de customização. Isso é uma forma de agregar toda a família em torno do projeto e dá condições para as matriarcas aprenderem uma nova habilidade que possa gerar renda”, disse Susie Lamas, chefe da Divisão do Eixo Temático Drogadição e População de Rua do gabinete da vice-governadora.

Apoio

Para ser executada, a iniciativa conta com a contribuição de vários parceiros. Nos centros socieducativos tem o apoio do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), órgão de ressocialização dos jovens em conflito com a lei.

Nas comunidades, vários são os colaboradores, entre eles a Polícia Militar, a Assessoria Especial da Juventude, a Fundação Elias Mansour e outras entidades não governamentais.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464