O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) amplia a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. No Acre, no período de três anos (2012 a 2014), foram ofertadas 29.504 vagas. Neste ano, matricularam-se mais de quatro milhões de alunos em todo o país.
A diretora-presidente do Instituto Dom Moacyr, Rita Paro, enfatiza: “O Pronatec é uma oportunidade que muitos estão aproveitando para ampliar seus conhecimentos. Com essa formação, o governo do Estado está auxiliando muitas famílias a serem autônomas e contribuírem para o fortalecimento do mercado socioprodutivo no Acre”.
Os cursos técnicos, profissionalizantes e de especialização têm o público feminino como maioria, num percentual crescente em relação aos demais anos. Em 2014, mais de 65% foram de mulheres atuando nas diferentes áreas oferecidas: ambiente e saúde, controle e processos industriais, desenvolvimento educacional e social, gestão de negócios, informação e comunicação, infraestrutura, produção alimentícia, produção cultural e design, produção industrial, recursos naturais e turismo.
A jovem Emili dos Santos, 19, moradora do bairro Calafate, é aluna do curso de contabilidade. A partir da capacitação, ela estava participando de estágio: “O curso foi a melhor coisa que já fiz, pois aprendi bastante. No estágio, passamos por todos os setores da empresa de contabilidade, e sei que estou sendo observada. Dependendo do meu empenho, posso até ser admitida”.