Em outubro, o país realizará a 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, com a temática “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades”.
O Acre, por intermédio das Secretarias de Desenvolvimento Social (Seds), de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), do Conselho Estadual da Pessoa Idosa e instituições governamentais e não governamentais, se prepara para realizar suas conferências municipais e estadual, que devem ser realizadas até setembro.
O debate tem o objetivo de sensibilizar as instituições, a sociedade e os próprios idosos sobre a importância da sua participação ativa no meio social.
Para o gestor da Seds, Gabriel Maia, as conferências são importantes para se avaliar os avanços e o que precisa melhorar. “Uma das preocupações do governo é fazer com a pessoa idosa tenha seus direitos garantidos, principalmente nos serviços públicos”.
Dados da ONU e do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos últimos 10 anos confirmam que houve políticas públicas dos governos federal e estaduais que permitiram aumentar o índice de vida das pessoas no Brasil.