A Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) inovou na Expoacre deste ano para apresentar a importância da cadeia produtiva da castanha para o Acre. O Estado é o maior produtor de castanha do país, com uma produção estimada em 11 mil toneladas ao ano.
O governo estadual tem feito investimentos pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre e desenvolvido parcerias para agregar valor ao produto, que é responsável pelo sustento de cerca de quatro mil famílias em todo o Acre.
São esses investimentos e parcerias que estão retratados, por meio de miniaturas, no local destinado à castanha. Foram construídos um espaço que representa a sede de uma associação de produtores rurais, um armazém e uma usina de beneficiamento.
“Nossa intenção com esse espaço é mostrar todo o trabalho que fazemos com a castanha. Da hora que ela é colhida pelo extrativista, passando pelo correto armazenamento que garante um produto de qualidade, até o beneficiamento da castanha”, afirma Diana Cristina Braga, coordenadora da cadeia produtiva da castanha na Seaprof.
O espaço da castanha atrai a atenção de quem visita a Expoacre. As crianças se encantam com o que parece uma casa de boneca. Já os adultos, que conhecem a história do nosso Estado, sabem da importância que a castanha teve e continua tendo para a economia do Acre.
“Achei a ideia muito criativa. A castanha é um produto nosso e está muito bem representada aqui. A organização está de parabéns”, destaca Camila Martins, que levou toda a família para conhecer o espaço.