As quadrilhas juninas não economizaram na “alegria nas pernas”, no gingado, nos passes ensaiados e nas diversas movimentações durante o 12° Circuito de Quadrilhas Juninas, realizado neste fim de semana em Rio Branco.
A etapa final consagrou campeã a quadrilha Malucos na Roça que mostrou garra, determinação, disposição e orgulho de representar a sua comunidade.
O público sentiu a energia e vibrou a cada movimento na torcida pelos quadrilheiros que estavam dentro das quatro linhas da quadra, enaltecendo os quatro grupos que participaram da segunda etapa do circuito: Amor Junino, Assanhados na Roça, Matutos na Roça, Sassaricano na Roça, Malucos na Roça, Junina Pega-Pega, Puxa o Fole e CL na Roça.
O slogan da festa, “Com o povo, a festa nunca para!” demostrou o ambiente encontrado na Praça da Juventude. A estudante Camila Siva, moradora do bairro Quinze, organizou um grupo familiar para conferir as apresentações das quadrilhas juninas.
“Fiquei tão encantada com a animação local, que decidi trazer parte da minha família para prestigiar o circuito. Estou encantada com as danças, músicas, a alegria em si. Foi a minha primeira vez aqui, e pretendo participar de mais festejos juninos”, comentou Silva.
Além desta interatividade com a plateia, as quadrilhas juninas se apresentaram para uma bancada de jurados, que avaliaram quesitos como, melhor marcador, animador, personagem destaque, noiva do casamento, casal caipira entre outros.
Na disputa geral entre quadrilhas, os vencedores ficaram na seguinte ordem; o quinto lugal para a Sassaricando na Roça, Matutos na Roça alcançou o quarto lugar, a terceira colocação foi para a Assanhados na Roça, o segundo lugar foi para a Junina Pega-Pega e o primeiro lugar foi consagrado para a Malucos na Roça.
Com quadrilheiros do bairro Cidade Nova, que também abraçam brincantes de diversas comunidades da capital como Seis de Agosto, Quinze, Comara, Tucumã e até da cidade de Xapuri, a Malucos na Roça, que já existe há 15 anos, uniu o comprometimento e a alegria de time para encartar e cantar o tema – Vamos brincar de adoleta.
“Viemos, brincar, celebrar como o São João menino, que era cheio disposição, amor e felicidade, ou seja, resgatar a alegria de ser criança. E com essa mensagem, recebemos este título de campeã, graças ao empenho de sete meses de dedicação árdua. Agora é comemorar e continuar trabalhando e brincando”, disse Danilo dos Santos que representou do personagem Soldadinho do Chumbo da Malucos na Roça.
Depois de soltar o grito de “É campeão!”, a quadrilha vencedora do Circuito Junino representará a capital na disputa estadual que será realizada na Gameleira, em data a ser definida. “Foi bonito de ver as comunidades de Rio Branco se envolverem com as festividades juninas, abraçando as quadrilhas e fortalecendo essa cultura popular, que segue com várias atividades até Agosto”, relata a presidente da Fundação Cultural Elias Mansour (FEM), Karla Martins.
O Circuito Junino de Rio Branco foi realizado pela Liga de Quadrilhas Juninas do Acre (Liquajac) e contou com o apoio da Prefeitura de Rio Branco e governo do Estado, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB) e Fundação Elias Mansour (FEM).