O governo do Acre tem realizado diversas ações para o fortalecimento da bacia leiteira no estado.
Em Epitaciolândia, produtores da Estrada Velha estão sendo beneficiados com a doação de equipamentos de uma queijaria, que vai aproveitar o leite produzido na região.
O secretário de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Lourival Marques, visitou o local onde será instalada a queijaria.
O equipamento, que custou R$ 25 mil e tem capacidade para produzir até 100 quilos de queijo por dia, foi doado pela Secretaria de Estado de Agropecuária (Seap).
Com a queijaria, a comunidade ficou responsável por se organizar em forma de cooperativa e construir o galpão no qual serão instalados os equipamentos.
A boa notícia é que os produtores já conseguiram o terreno onde será feita a construção.
A área foi doada pelo produtor rural Alberto Silva, que é um dos cooperados. “A comunidade está muito animada. Esse é o primeiro passo para a gente fortalecer a nossa bacia leiteira e um dia, quem sabe, termos aqui um laticínio”, afirma.
Jair Ribeiro, presidente da Cooperqueijo, fala da parceria com o governo. “Precisamos desse apoio, para que possamos começar nossa produção atendendo a todas as normas e oferecer um produto de qualidade no mercado.”
Lourival Marques garantiu apoio aos produtores para que o empreendimento funcione o mais rápido possível. “Conhecemos esta região e sabemos o quanto esses produtores são trabalhadores e têm vontade de crescer. Vamos ajudar na construção desse galpão, para que a queijaria funcione o quanto antes.”
Com o início da construção do galpão para os próximos dias, a previsão dos produtores é de que a queijaria seja inaugurada até o fim do ano.