Turmas do projeto de alfabetização de adultos Quero Ler estão com as matrículas abertas em oito municípios do Acre. As inscrições, que haviam encerrado em janeiro, foram prorrogadas até 17 de fevereiro.
As vagas são para o primeiro bimestre deste ano. Pode participar do programa qualquer pessoa a partir dos 15 anos de idade, que não tenha sido alfabetizada.
As matrículas devem ser feitas com os professores ou nos núcleos da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) no interior. Em Rio Branco, podem ser feitas na Subsecretaria de Alfabetização, no Centro de Referências de Inovações Educacionais (Crie), antigo Mirashopping, na Praça Rui Barbosa.
De acordo com Evaldo Viana, coordenador do programa, nesta etapa estão sendo ofertadas cerca oito mil vagas: “Todos os municípios onde o Quero Ler atua estão com o processo de matrículas abertas “, explica.
Municípios
Além de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Feijó, que já ofereciam a modalidade, mais quatros cidades foram contempladas, este ano, pelo programa. São eles: Xapuri, Epitaciolândia, Brasileia e Sena Madureira.
1º Semestre
As aulas começam no dia 6 de março e são oferecidas em escolas ou em espaços alternativos. Cada etapa do programa tem uma duração de cinco meses. Após esse período, o aluno está apto a ingressar na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), em que é matriculado para dar continuidade aos estudos.
O Programa
O Quero Ler é um programa da SEE, por meio da Subsecretaria de Alfabetização, que visa erradicar o analfabetismo no Acre. Só no ano passado, atendeu cerca de sete mil pessoas, divididas em 594 turmas. A meta do governo é chegar a 60 mil até o fim de 2018.