Consolidada há 13 anos no Acre, A Rádio Aldeia comemora nesta sexta-feira, 24, sua fundação. Ao longo desses anos, carrega consigo a responsabilidade de informar, entreter e dialogar com a sociedade acreana dos 22 municípios, e por isso se faz tão importante para a história do estado.
Em sua primeira gestão, ainda em 2003, teve a colaboração de Simoni D’avila, que era a então coordenadora de Comunicação da Fundação Aldeia de Comunicação, e Aníbal Diniz, secretário de Comunicação do Estado. Assim, exatamente às 11h17 do dia 23 de junho daquele ano, a Aldeia entrou no ar.
O diretor de Jornalismo do Sistema Público de Comunicação, Elson Martins, explica que testemunhou o nascimento tanto da TV Aldeia, há 31 anos, como também da rádio, e ainda participou da escolha do nome fantasia.
“Houve um concurso popular, e a sociedade trouxe cartas sugerindo nomes, prevalecendo o nome fantasia Aldeia. Depois, durante a organização, ajudei com textos e discussões dentro da programação. Hoje, a possibilidade de termos uma rádio educativa e pública com o olhar voltado para a cultura é algo muito poderoso”, destaca.
Grade de programação
A Rádio Aldeia FM conta em sua grade com cerca de 60 programas voltados para todos os públicos e gostos, entre noticiários, musicais, educativo e de entrevista. De acordo com o coordeandor Luiz Ribeiro, o espaço possibilita uma aproximação com a população.
“Nossa Aldeia é uma rádio que se diferencia por trabalhar com alguns segmentos, como o blues, a bossa-nova e a MPB, entre outros, que são músicas de qualidade, o que a faz uma rádio educativa”, diz.
Ele ainda conta que o meio de comunicação possibilita a mágica de mexer com o imaginário do ouvinte, pois muitas vezes ele não conhece o rosto da pessoa que está falando do outro lado. “Ano passado, tivemos uma ouvinte de Brasileia, cujo sonho era conhecer os estúdios e os locutores aqui da rádio. Em seu aniversário, ela pediu de presente ao pai para trazê-la aqui. Foi um dia marcante para todos nós”, recorda.
Aldeia que vai além
Em Rio Branco, a Aldeia pode ser sintonizada na frequência 96.9 FM, e é uma rádio que faz parte do Sistema de Comunicação do Acre, funcionando como cabeça de rede com transmissão via satélite e na WEB, por meio do endereço www.ac.gov.br/aldeiafm.
Outras cinco cidades possuem suas emissoras: Brasileia (90.3), Cruzeiro do Sul (107.9), Sena Madureira (105.9), Tarauacá (95.5) e Xapuri (89.5). A rádio ainda possui aplicativo disponível para os sistemas Android e iOS.
A secretária de Estado de Comunicação, Andréa Zílio, diz que a Aldeia é a casa de muitas pessoas, e que é gratificante colaborar e trabalhar em um local que tem como desafio manter as portas abertas para a comunidade.
“A Aldeia carrega consigo uma história de companheirismo, parceria, interatividade e integração. O governador Tião Viana se empenha bastante para que esse trabalho continue, pois sabe dos desafios que é manter uma TV e uma rádio públicas. Nesta data, desejo meus parabéns e vida longa à rádio, comemorando junto com os ouvintes e funcionários, que constroem todo dia um novo capítulo dessa longa jornada”, ressalta.