“Ave Maria, tá bom demais!”. A exclamação de felicidade é da aposentada Antônia Alves da Cunha, de 83 anos. Morando há quatro anos no Ramal Bom Jesus, em Rio Branco, ela relembra as dificuldades que havia em conviver com a via não pavimentada.
“Quando não era lama, era poeira. Muito difícil, mas graças a Deus que passou”, comemora. Agora, o asfalto passa na porta da casa de Antônia levando embora a lama e a poeira, o que traz acessibilidade e dignidade para os moradores.
O mestre de obras Gard Mendonça sabe que o pavimento trará outros serviços públicos para a comunidade. “A gente sabe que o progresso chegou porque, uma vez asfaltado, a polícia vai poder entrar e os crimes vão diminuir”, ressalta.
O Ramal São João pertence ao bairro Santa Luzia, que também está sendo contemplado pelo Programa Ruas do Povo, com a pavimentação de 21 ruas, construção de redes de drenagem, de esgoto e ampliação das ligações de água.
O trabalho no local começou neste verão e a meta do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) e o objetivo da prefeitura de Rio Branco é concluir no próximo ano.
“Nós estamos aproveitando cada hora de sol, não desmobilizamos nenhuma frente de trabalho, mas também estamos organizando o fechamento do ano. O Santa Luzia é um exemplo disso. Até o fim do mês vamos concluir o pavimento da estrada principal e deixar todas as ruas transversais com condições de trafegabilidade no inverno”, garantiu o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.
Magalhães esteve na terça-feira, 7, com o prefeito Marcus Alexandre visitando as obras. O gestor municipal lembrou que o trânsito na região também irá melhorar com a pavimentação do ramal São João e a duplicação da Estrada Apolônio Sales.
“O Ramal São João se integra com a Apolônio Sales, que está sendo duplicada, então, o trânsito e o acesso dos moradores vai melhorar muito”, disse.