Josimar Miranda está confiante no novo momento do agronegócio no Acre. Após quase dez anos, o produtor rural voltou a cultivar milho e, cada vez mais, tem expandido a área de plantio em sua propriedade, localizada no Ramal da Variante, em Xapuri.
“Em 2020, comecei plantado milho em dez hectares, aumentei para 16, agora são 35 e quero chegar em 70 hectares no próximo ano”, comenta, entusiasmado.
Grande parte desse otimismo é proporcionado pelo governo do Acre. Entusiasta do setor agrícola, o governador Gladson Cameli vislumbra a produção no campo como um novo modelo de desenvolvimento socioeconômico sustentável do estado. Para isso, o gestor não vem medindo esforços para alavancar o agronegócio, um dos pilares de sua administração.
Na última safra, Josimar produziu cerca de 150 toneladas de milho. Mesmo não possuindo maquinário próprio, isso não foi problema para o agricultor. Na hora da colheita, ele contou com o apoio do governo do Estado. Pequenos e médios produtores têm prioridade para fazer a locação dos veículos agrícolas, que são alugados por valores muito abaixo dos praticados no mercado.
Outro grande incentivo estatal dado aos produtores foi a reativação da unidade armazenadora de Xapuri. Por duas décadas, o local ficou completamente abandonado, servindo apenas como um grande depósito de bens inservíveis do Estado.
Desde 2020, a estrutura localizada às margens da Estrada da Borracha, na entrada do município, voltou a atender os produtores da região. No espaço, que é administrado pela Companhia de Armazéns Gerais e Entrepostos do Acre (Cageacre), são oferecidos os serviços de limpeza, secagem, beneficiamento e armazenagem dos grãos produzidos em Xapuri.
“Esse espaço da Cageacre vem facilitando a vida do produtor. Antes, a dificuldade era muito grande. Produzíamos o milho e tínhamos que secar no forno de farinha. Isso atrapalhava muito. Hoje, temos essa estrutura, que voltou a funcionar”, relata o produtor.
Morador da Reserva Chico Mendes, o extrativista Raimundo Nonato Santiago levou sua pequena produção de arroz para ser beneficiada no armazém da Cageacre. “A reativação daqui melhorou 100% para nós e facilitou muito a nossa vida”, comemora.
Governo conclui melhorias na unidade armazenadora
Para melhorar ainda mais as instalações do armazém da Cageacre, o governo do Estado realizou uma ampla reforma no galpão. A estrutura ganhou nova pintura, cercamento, identidade visual, além da aquisição de mobiliário e equipamentos. A cerimônia de entrega foi realizada nesta quinta-feira, 19.
“Os produtores rurais de Xapuri são os principais beneficiados com essa reforma e também a reativação do armazém. Somente esta unidade tem capacidade para armazenar 900 toneladas de grãos”, explicou o presidente da Cageacre, Jessé Cruz.
As readequações foram financiadas com recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado estadual Antônio Pedro. A obra, executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), contou com investimentos de R$ 200 mil.
“Os produtores estão motivados a produzir porque sabem que podem contar o governo, que é um grande parceiro. Fico muito feliz por ter destinado essa emenda aqui para a recuperação do armazém da Cageacre e poder contribuir com o crescimento da produção rural em Xapuri”, avaliou o deputado.
A solenidade contou ainda com a participação do secretário de Assuntos Governamentais, Julio Cezar Zuza; do chefe do Gabinete do Governador, José Rosemar Messias; e do deputado estadual Manoel Moraes, entre outras autoridades.