O governador Tião Viana esteve na manhã deste sábado, 18, visitando as obras de recuperação da passarela Joaquim Macedo, no Centro de Rio Branco. A passarela que possui quase 10 anos foi interditada há cerca de três meses para manutenção do piso já bastante danificado e agora, as obras seguem em ritmo avançado, devendo ser entregue no fim da primeira quinzena de agosto. Toda a recuperação está orçada em cerca de R$ 400 mil.
Segundo o secretário de Obras Públicas (Seop), Leonardo Neder, a passarela passa por um trabalho delicado. “A obra de recuperação está muito mais voltada para a qualidade que para o prazo. A madeira, apesar de algumas pessoas acharem ser um material simples, é um material nobre, que precisa de todo um trabalho de cuidados para funcionar bem”, explica.
Durante o processo de recuperação, a Seop fez a escolha da madeira, sendo que não havia oferta o suficiente no estado para entrega imediata. Após a aquisição,foi necessária a secagem em estufa e só existe uma estufa para esse processo que pertence ao próprio governo, mas que possui uma lista de espera que precisou ser respeitada. Com o processo finalizado, antes da instalação começar, foi feita a freiagem, uma marcação específica na madeira para que o piso seja antiderrapante.
Quase metade do novo piso já foi trocado. Todo o processo deve demorar mais 10 dias. Em seguida, todo o piso será envernizado, os guarda-corpos da passarela também serão revitalizados, além da parte elétrica, iluminação e o conjunto ao redor.