Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Recuperação do solo garante plantio de milho no Juruá – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Recuperação do solo garante plantio de milho no Juruá

A agricultura vem ganhando cada vez mais destaque na região do Juruá. Prova disso é a expansão do plantio de milho, na Fazenda Nova Canaã, localizada no quilômetro 10 da BR-307, em Cruzeiro do Sul.

Na última agenda do governador Tião Viana na região, o proprietário José Correia dos Santos agradeceu o apoio que recebeu do governo para a recuperação do solo, que resultou no plantio de 60 hectares de milho.

No local, que era uma fazenda completamente degradada, as secretarias de Estado de Agricultura e Pecuária (Seap) e de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) trabalharam a pulverização do calcário no solo, garantindo eficiência na adubação e na correção da acidez, além de atuar como fertilizante.

Com 60 hectares plantados, o proprietário já está ajustando para 100 hectares de milho, o que representa, para Tião Viana, um grande potencial produtivo, com foco na agroindustrialização do Acre.

Seap e Seaprof auxiliaram com envio de máquinas para a pulverização do calcário no solo para corrigir a acidez, além de atuar como fertilizante (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Seap e Seaprof auxiliaram com envio de máquinas para a pulverização do calcário no solo para corrigir a acidez, além de atuar como fertilizante (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Então, aquilo que estava degradado e não gerava renda, com a união da família, do trabalho e a participação do governo, o resultado é que ele não só está produzindo e vendendo milho para o mercado local, como também preparando a silagem, para quando chegar o verão e houver a crise no pasto, ele ter o alimento para o gado também”, disse Viana.

A Seap e a Seaprof enviaram, ainda, o maquinário necessário para auxiliar na aradagem e na pulverização do calcário. O trabalho garante uma terra boa por até oito anos, reduzindo a pressão sobre o desmatamento e as queimadas, além de permitir ao produtor rural alternar culturas e ter plantação o ano inteiro.

Até cinco mil sacas de milho na primeira safra

O governador Tião Viana e equipe de governo visitaram a propriedade rural, em janeiro (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O governador Tião Viana e equipe de governo visitaram a propriedade rural em janeiro (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O gerente administrativo da fazenda, Moisés Castro, contou que, além disso, a assessoria técnica da Seap foi fundamental. “Agora estamos avançando na silagem. Começamos esse projeto em julho de 2015, e nessa primeira safra prevemos colher cinco mil sacas de milho”, contou o gerente.

O deputado federal César Messias disse que esse é um novo momento para a produção no Acre. “Aqui, nós estamos ampliando a verticalização da produção em nossos ambientes rurais do estado.”

O gestor da Seap, José Carlos Reis, destacou que este é o governo que apoia o produtor rural. “O governo, por meio das secretarias da área rural, está transformando essas áreas. Para nós, é importante, pois, assim, a gente garante mais renda para o nosso produtor, o que é o foco deste governo.”


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464