Com o propósito de conscientizar a população masculina, a Rede Especializada de Atendimento à Mulher do Vale do Juruá: Rede Reviver promove, no período dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, a campanha do Laço Branco. Na última sexta-feira, 5, o órgão realizou palestras sobre violência doméstica para os servidores da construção civil da prefeitura de Cruzeiro de Sul.
A campanha internacional do Laço Branco: Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher, iniciada na década de 90, chegou ao Brasil em 1999, e busca fomentar o debate entre os homens, jovens e adolescentes quanto as questões sociais de gênero e violência doméstica. No Vale do Juruá as atividades estão sendo coordenadas pela Rede Reviver, composta por todas as instituições responsáveis pela temática.
“Estamos atuando em duas frentes: conscientizando as mulheres, para que façam a denúncia e conversando com os homens para descontruir a cultura do machismo. Nesses 16 Dias de Ativismo estamos juntos com a sociedade pautando o debate, na busca por uma sociedade com equidade de gênero e paz”, destacou a coordenadora da Rede Reviver, Rosalina Souza.
Para a titular da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres, Concita Maia, a conscientização social é a chave para a problemática. “O Estado tem investido nos serviços de repressão aos agressores e acolhimentos às vítimas, mas é preciso que a sociedade se sinta parte dessa luta. Por isso, estamos promovendo o debate nas escolas, empresas e instituições públicas”, disse.