Uma ação conjunta entre o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) realizou um mutirão de atendimento odontológico no Complexo Penitenciário de Rio Branco na quita, 7, e a sexta-feira, 8. Durante a ação, cerca de 80 detentos foram atendidos com pequenas cirurgias e extrações de dente.
Gabriela Silveira, chefe da Divisão de Saúde Prisional do Iapen, explicou que a ação visa suprir uma demanda existente sem precisar tirar o preso de dentro do complexo. “Porque demanda escolta, demanda ter que agendar via regulação do Estado e aí isso demora. Dessa forma, a gente traz o profissional para dentro do presídio para oferecer esse serviço, e está sendo um sucesso”, ressaltou Gabriela.
Alberto Ulisses Urquiza, coordenador da Sesacre, disse que ação também é preventiva: “Nós estamos aqui em parceria com o Iapen e o Ministério Público, trazendo cirurgiões buco-maxilos e cirurgiões dentistas clínicos, fazendo cirurgias de siso e cirurgias de dentes simples, além de atendimento preventivo”.
O reeducando J. C. F. foi um dos beneficiados com a ação. Ele disse que considerou maravilhoso o trabalho que os profissionais estão ofereceram e parabenizou a equipe. “Eu arranquei alguns dentes e agora vou parar de sentir dor. Eu só quero parabenizar e agradecer”, destacou.