Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Regularização fundiária: novas perspectivas para Manoel Urbano – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Regularização fundiária: novas perspectivas para Manoel Urbano

Durante as reuniões os técnicos do Iteracre levantam todas as demandas das comunidades (Foto:Reprodução TV Aldeia)

Nossa viagem com a equipe do Instituto de Terras do Acre (Iteracre) segue: chegamos a Manoel Urbano, a 227 quilômetros de Rio Branco. Na cidade, o governo já iniciou o processo de regularização fundiária.

Emitir o título definitivo é mais que um procedimento legal. O documento é essencial para acessar políticas públicas e valoriza os lotes e residências. Na hora de vender ou comprar, ele é fator decisivo para o fechamento do negócio.

Áreas sem documento

Quem mora em bairros que surgiram de ocupações irregulares ou loteamentos particulares enfrenta uma série de entraves na hora de solicitar o título definitivo da propriedade.

O governo, por meio do Iteracre, está mudando essa realidade ainda vivida por milhares acreanos. As reuniões e audiências públicas são os primeiros passos para a regularização.

“Nós iniciamos o processo pelas audiências públicas, pois esse é o primeiro passo dado pelo Estado. Nesse bate-papo com a comunidade nossa equipe explica os benefícios, como vai ser feito o trabalho e quanto tempo vai durar”, lembrou Nil Figueiredo, diretor-presidente do Iteracre.

O Chagas de Castro é um dos bairros mais novos de Manoel Urbano (Foto: Reprodução TV Aldeia)

Inclusão social

Em algumas localidades, a regularização fundiária não é o maior problema dos moradores e, por isso, o Iteracre trabalha em parceria com outras instituições públicas. Os bairros precisam de saneamento básico, infraestrutura e energia elétrica.

Desta vez os moradores do Chagas de Castro, localidade que surgiu de uma invasão e que fica próxima ao lixão da cidade, receberam a equipe do instituto.

O diarista José Mariano reuniu os vizinhos na própria casa e apresentou as demandas da comunidade.

“Para a gente, foi ótimo, é uma resposta rápida do governo. A gente pensou que ia passar mais de um mês, ou até um ano, mas em menos de dez dias chegou a resposta. Foi uma vitória a mais, e com certeza vamos conseguir mais benefícios para o bairro”, disse Mariano.

Tavares é uma liderança no bairro e representa a Comissão Pastoral da Terra (Foto: Assessoria Iteracre)

Parcerias

Parceiras do governo do Estado, as denominações religiosas integram as atividades do Iteracre. O trabalho de base é essencial para organizar as comunidades e formalizar as reivindicações.

“Nós vimos que era a hora da comunidade fazer as reivindicações direto à diretoria do Iteracre. Estamos satisfeitos com a vinda do Nil  aqui e temos certeza que, a partir de agora as coisas vão funcionar de maneira diferente”, afirmou Francisco Barroso, representante da Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Atentos a todos os detalhes, os técnicos e a direção do Iteracre ouvem e dialogam com os moradores. Muitas vezes o Instituto serve como ponte entre a população, os municípios e outras esferas do poder público. A regularização é um dos pedidos da comunidade.

“Essa política pública está chegando de maneira muito forte, por determinação do governador Tião Viana, que vê a regularização como um vetor de desenvolvimento local e regional”, disse Figueiredo.

Última parada

Na última reportagem da série sobre a política de regularização fundiária, a nossa equipe desembarca em Feijó. Acompanhamos a alegria de mais de 700 pessoas, com a entrega dos títulos definitivos aos moradores dos bairros Conquista e Esperança II.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464