Estimular o desenvolvimento de tecnologias sociais, de pesquisa e de negócios inovadores de base tecnológica para o crescimento do estado foram alguns dos pontos tratados na agenda de trabalho realizada entre representantes do governo do Acre e do empresariado do estado na tarde desta quinta-feira, 27, no Palácio Rio Branco, na capital.
Participaram do encontro a vice-governadora Mailza, o titular da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanipal Mesquita, a presidente da Agencia de Negócios do Acre (Anac), Waleska Bezerra, o titular da Secretaria de Ação Social e Direitos Humanos (Seasd), Lauro Santos, e membros da Federação das Indústrias (Fieac), liderados pelo presidente em exercício da entidade, João Paulo Pereira. Membros do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento acompanharam a agenda.
Foram apresentadas, pelo secretário Assurbanipal Mesquita, estratégias de ação para a criação do ecossistema de inovação, a lei da inovação, políticas de incentivo ao setor e a criação de um parque tecnológico.
Mesquita destacou o desafio de o Estado fazer com que o setor de ciência, tecnologia e inovação seja o motriz para o crescimento da economia. O plano de ação indica como o governo deve trabalhar nesse eixo estratégico.
“É importante frisar que essas estratégias fazem parte do plano decenal apresentado pela Seplan. O maior objetivo determinado pelo governador Gladson Cameli é o de geração de emprego e renda”, explicou o gestor.
João Paulo Pereira afirmou que, para o plano de desenvolvimento dar certo, é necessária a participação de toda a sociedade, destacando que a criação de um ambiente favorável vai permitir o aquecimento da economia. “A mão de obra qualificada precisa ficar no Acre, assim criaremos um estado mais rico e de muito mais oportunidades”, acrescentou.
Waleska Bezerra destacou que o planejamento vai ao encontro do que é também objetivo da Anac: “Toda a nossa equipe segue mobilizada para colaborar com a elaboração de projetos, ações voltadas à qualificação profissional e iniciativas que possam fortalecer o desenvolvimento econômico do Acre”.
A vice-governadora Mailza foi uma das precursoras na implantação da política de tecnologia e inovação no estado. Quando senadora, destinou recursos para a criação do parque tecnológico. Ela agradeceu a participação das instituições e garantiu que irá analisar e contribuir com as estratégias que visam ao desenvolvimento econômico e social do Acre.