Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Restituída em 2023, Seplan faz diagnóstico das ações realizadas pelo Planejamento do Estado ao longo do ano – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
RETROSPECTIVA

Restituída em 2023, Seplan faz diagnóstico das ações realizadas pelo Planejamento do Estado ao longo do ano

Com colaboração de Aldeir Oliveira

Com a reforma administrativa implementada pela lei complementar nº 419/2022, publicada no Diário Oficial do Acre no dia 16 de dezembro de 2022, a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) foi reinstaurada. Com o início de um novo capítulo da gestão de Gladson Cameli, o órgão teve uma série de desafios a serem enfrentados durante o ano de 2023: coordenar, orientar e formular estratégias para o desenvolvimento socioeconômico do estado.

Com a dissolução da antiga Seplag, o prédio sede voltou a ser chamado Palácio das Secretarias. Foto: Ascom/Seplan

Da pasta partem as ações de planejamento governamental, como o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), além da captação de recursos junto a diversas fontes de financiamento, bem como a coordenação da gestão dos convênios do Estado e da União.

A Seplan gerencia, com as demais secretarias, diagnósticos, objetivos, metas factíveis e estratégias condizentes com fontes garantidas de financiamento. Alinhados com o governador Gladson Cameli e todos os órgãos de governo, a Seplan traça o curso para o desenvolvimento do estado.

Em um ano de reestruturação, diversos projetos foram desenvolvidos pela pasta.

Entrega da Agenda Acre 10 Anos

Em abril, o planejamento realizou o lançamento do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável do Acre: Agenda Acre 10 Anos.

Lançamento do Agenda Acre 10 Anos foi realizado no dia 25 de abril, no auditório do TRE/AC. Foto: Diego Gurgel/Secom

O plano é uma ampla ferramenta de desenvolvimento regional elaborada pela Seplan, sob a consultoria metodológica da Fundação Dom Cabral (FDC), e tem como objetivo atender as necessidades da população acreana, sob a demanda de uma economia forte, com boa distribuição de renda e ganhos sociais efetivos, que preserve o meio ambiente e utilize suas riquezas de forma sustentável.

Desenvolvida por meio de estudos e grupos de trabalho que contaram com a participação de representantes das diversas áreas da administração direta e indireta, bem como representantes dos poderes Legislativo e Judiciário, a Agenda Acre 10 anos é uma visão de longo prazo, que define os próximos passos do desenvolvimento do estado.

De acordo com a secretária adjunta de Planejamento, Kelly Cristina Lacerda, o plano compreende que mudanças são inevitáveis e imprevisíveis, admitindo avaliações e revisões. “Alterações na natureza, alterações na própria sociedade, crescimento populacional e outras demandas podem surgir. Então, o plano deve ser revisto para identificar o que continua sendo prioridade, o que pode ser substituído e quais podem ser as ações incluídas”, afirma.

Plano Plurianual 2024-2027

Uma das principais responsabilidades da Seplan é a elaboração do PPA, o principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo.

O PPA 2024-2027 foi apresentado em audiência pública no dia 7 de dezembro, na Assembleia Legislativa (Aleac). Foto: Diego Gurgel/Secom

A elaboração do novo PPA teve início no dia 16 de maio, com a publicação da Instrução Normativa Seplan nº 2/2023 e do Manual Técnico de Elaboração dos programas do PPA 2024-2027, ambos publicados no Diário Oficial.

No mesmo mês, a Seplan realizou seis oficinas com objetivo de orientar os técnicos e gestores de diversos órgãos e secretarias da administração direta e indireta na construção dos programas temáticos que fazem parte da estrutura do novo PPA. As oficinas também contaram com a participação de representantes do Poder Judiciário, Legislativo e órgãos de controle.

Outro importante passo para a elaboração do novo PPA foram as plenárias municipais, realizadas em todos os 22 municípios do estado, que contaram com 2.065 participantes e recolheram 2.520 propostas para serem integradas ao plano. Os cidadãos acreanos tiveram a oportunidade de opinar sobre onde os recursos públicos devem ser investidos nos próximos quatro anos. As propostas recolhidas foram catalogadas e podem ser acessadas clicando-se no brasão de cada município, aqui.

“Todo esse processo visou garantir um planejamento para os próximos quatro anos, que dialogue com as perspectivas e as demandas da sociedade, mas que também tenha os pés na realidade orçamentária e financeira do Estado”, afirma Regiane Cristina de Oliveira, chefe do Departamento de Planejamento da Seplan.

Uma importante ferramenta aliada dos gestores para a construção do novo plano foi o website PPA Online. Por meio dele, todos os cidadãos acreanos puderam realizar suas contribuições para o desenvolvimento do estado e submeter suas ideias e propostas de investimento para o próximo quadriênio.

Seplan orientou e ajudou na construção dos planos estratégicos setoriais da SEE, Sejusp, SEASDH e Seagri

A Seplan auxiliou diretamente na criação do Planejamento Estratégico Setorial (PES) de quatro secretarias: Educação, Cultura e Esportes (SEE), Agricultura (Seagri), Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd) e Justiça e Segurança Pública (Sejusp). As oficinas foram realizadas pela Seplan em parceria com a FDC, no Palácio das Secretarias, em Rio Branco.

PES define as metas e prioridades das pastas para os próximos quatro anos. Foto: Ascom/Seplan

Durante dois meses, a Seplan supervisionou e orientou o processo de elaboração dos PES, garantindo um planejamento sólido para os próximos quatro anos.

“Além dos projetos prioritários já definidos no planejamento estratégico de governo, essas áreas também puderam definir o que é estratégico para os próximos quatro anos”, afirmou a secretária adjunta de Planejamento, Kelly Cristina Lacerda.

Governança pública

A governança pública do Estado também é uma das alçadas do Planejamento do Acre. O ano se iniciou com o auxílio, orientação e sistematização das metas estabelecidas pelos demais órgãos junto ao Plano de 100 dias. Das 263 metas estabelecidas por secretarias e demais órgãos do Estado, 211 foram cumpridas integralmente. O volume representa 80,2% de execução.

Seplan sistematizou as metas e realizou o acompanhamento por meio do módulo de monitoramento das metas de 100 dias. Foto: Diego Gurgel/Secom

O Departamento de Governança da Seplan realizou o monitoramento das metas e suas execuções durante este período. Ao longo do ano, também foi responsável pelo alinhamento dos instrumentos de planejamento do Estado e reuniões de alinhamento com setoriais sobre o papel da governança.

Projeto de Lei Orçamentária Anual 2024

A elaboração do projeto de lei orçamentária anual de 2024 (PLOA) teve início em julho deste ano e garantiu um tempo maior para os órgãos organizarem seu planejamento financeiro para o ano seguinte.

PLOA 2024 foi discutida e avaliada em audiência pública realizada no dia 7 de dezembro, na Aleac. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Este é um momento muito importante de alinhamento com todas as secretarias de Estado, todos os gestores das pastas estiveram presentes, e nós damos as orientações sobre as forma que eles deveriam alocar o recurso que vai ser disponibilizado para cada órgão, de forma a priorizar os pedidos da população”, declarou Wagner Sena, diretor de Planejamento da Seplan.

A LOA detalha todas as receitas que o governo espera arrecadar e as despesas que pretende realizar ao longo do próximo ano. Define, também, como os recursos públicos serão distribuídos entre os diversos setores, programas e projetos governamentais e este ano contou com dois destaques: o Orçamento da Criança e do Adolescente (Ocad) e o inédito Orçamento Sensível a Gênero (OSG), com lançamento realizado em solenidade no dia 20 de novembro.

A proposta de Lei Orçamentária também foi entregue no dia 30 de setembro, para as devidas considerações realizadas também na audiência pública do dia 7 de dezembro.

Pesquisa de volume de negócios na Expoacre e cesta básica

Em 2023, a maior feira de Agronegócios do Acre, a 48ª Expoacre, movimentou R$325 milhões em negócios, o maior volume da história. E a Seplan esteve presente sendo responsável pela pesquisa de volume de negócios, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Em 2023, Expoacre movimentou R$ 325 milhões em negócios. Foto: Pedro Devani/Secom

Para a coleta de dados, foi utilizado um aplicativo disponibilizado pelo Sebrae e questionários padronizados, que foram aplicados por uma equipe de 20 pesquisadores, composta por servidores da Seplan e colaboradores do Sebrae.

As informações coletadas foram utilizadas para gerar o Relatório de Volume de Negócios, documento que foi apresentado pelo governador Gladson Cameli em coletiva de imprensa.

O Departamento de Estudos, Pesquisas e Indicadores da Seplan também realizou mensalmente a pesquisa de custo da cesta básicas, trazendo diagnósticos e comparativos em relação tanto ao mês anterior, quanto ao semestre. Este ano também foi realizada a pesquisa de custo dos produtos de material escolar e a segunda edição da pesquisa de custo dos produtos da ceia natalina.

Acre sedia 24º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias

Um importante passo para a atuação do governo do Acre no cenário nacional de transferências e gestão de recursos foi a adesão e participação na Rede de Parcerias.

Composta por órgãos e entidades públicas e privadas, a Rede de Parcerias foi instituída por meio da portaria Seges/MGI nº 4.890, de 28 de agosto, atuando como uma rede de governança colaborativa.

Pela primeira vez, Acre sediou o Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias. Foto: Neto Lucena/Secom

Em novembro, o governo do Acre, por meio da Seplan, sediou o 24º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – Etapa Acre. O evento teve como objetivo promover a integração entre os membros da Rede de Parcerias, reunindo representantes de todos os municípios do estado, além das secretarias estaduais e representantes de organizações da sociedade civil (OSCs), garantindo o envolvimento de todos na cadeia de transferências e parcerias da União, além do público em geral interessado no tema.

“Estamos ampliando a atuação dos coordenadores da Rede e reforçando o protagonismo do governo do Estado nessas ações, sendo possível sediar uma das etapas do fórum regional no Acre,  fortalecendo os debates e as parcerias” afirmou Alexandre Tostes, diretor de captação e monitoramento de recursos da Secretaria de Planejamento do Acre e coordenador estadual do Fórum.

O evento foi realizado no dia 10 de novembro e antecedido por uma série de oficinas que compõem a programação prévia do Fórum. Na ocasião, o governo do Acre realizou a assinatura de adesão ao obrasgov.br, do governo federal.

Captação de recursos

Para o ano de 2023 o Estado do Acre teve a indicação do montante em recursos federais no valor de mais de R$ 252 milhões, entre emendas parlamentares federais, repasses de proponente específico e comissão do Senado Federal, a serem aplicados em demandas e projetos prioritários do Estado.

Dados fornecidos pela Diretoria de Captação e Monitoramento de Recursos e atualizados até o dia 22 de dezembro. Imagem: Ascom/Seplan

Desse montante, o valor de R$ 51,1 milhões é oriundo da modalidade de transferências especiais, ou seja, de aplicação direta a projetos do Estado. O valor de R$ 112,2 milhões foi para apresentação de novas propostas aos ministérios, por meio da plataforma Transferegov. E o valor de R$ 89,5 milhões está destinado ao Fundo Estadual de Saúde (Fundes). A execução, monitoramento e acompanhamento dos recursos destinados ao Fundes é de responsabilidade direta da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

Dos recursos de emendas especiais foram liberados R$ 32,9 milhões. A previsão de liberação do valor restante é para o ano de 2024, conforme a disponibilidade orçamentária do Ministério.

Foram cadastradas 71 novas propostas na plataforma Transferegov.br, sendo 30 provenientes de emendas parlamentares federais, sete de comissão do Senado e dez de proponente específico, totalizando um valor previsto de repasse de R$ 108,6 milhões.

As demais 24 propostas apresentadas pelos órgãos setoriais do Estado são voluntárias e totalizam o valor previsto de repasse de R$ 45,7 milhões.

Dados fornecidos pela Diretoria de Captação e Monitoramento de Recursos e atualizados até o dia 22 de dezembro. Imagem: Ascom/Seplan

No total, 28 Convênios/Contratos de Repasse foram celebrados até o momento, somando um montante de R$ 53,2 milhões em repasse federal. O governo do Acre internalizou o valor de R$ 154,1 milhões, sendo R$ 107,9 milhões de Convênios/Contratos de Repasse e R$ 46,2 milhões de transferências especiais de 2022 e 2023.

Operações de Crédito

Durante 2023, a Seplan coordenou a tramitação de quatro operações de crédito. Entre elas vale destacar o Pró-Moradia, com a Caixa Econômica Federal, e garantirá o valor R$ 42 milhões, montante que será utilizado na construção de 383 unidades habitacionais na Cidade do Povo.

Seplan recebeu missão técnica de representantes do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) em agosto. Foto: José Caminha/Secom

Outras operações de crédito incluem o Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia do Gasto Público (Pró-Gestão), operação com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) no valor equivalente a US$40 milhões. Sua contratação acabou de ser autorizada pelo Senado Federal, e é esperado que a finalização da contratação seja realizada em janeiro de 2024.

O Programa de Infraestrutura e Saneamento do Estado do Acre (Proisa), operação realizada com o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), prevê recursos que somam até US$39 milhões. A última etapa para a contratação é estimada para fevereiro de 2024.

O Programa Acre Mais Produtivo (Proamp) tem como objetivo aumentar a renda e reduzir a pobreza rural no estado, por meio do desenvolvimento sustentável da produção florestal, agroflorestal e agropecuária, com redução do desmatamento e adaptação às mudanças climáticas. Aprovado pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), é previsto um investimento de US$56 milhões.

Fundo Amazônia

A Seplan, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), tornou o Estado do Acre o primeiro a apresentar um projeto para o Fundo Amazônia após sua reativação. Com o projeto “Rumo ao desmatamento ilegal zero no Estado do Acre”, é esperado o repasse de mais de R$ 97 milhões.

Técnicos do BNDES foram recepcionados pelos secretários de Planejamento e Meio Ambiente, Ricardo Brandão e Julie Messias em outubro. Foto: Ascom/Seplan

A Seplan e a Sema são responsáveis pela apresentação e coordenação da captação de recursos junto ao Fundo Amazônia. A Seplan é responsável pela gestão operacional e a Sema pela supervisão técnica.

Galeria de Artes Visuais Palácio das Secretarias

Em parceria com a Secretaria de Estado de Administração (Sead), a Seplan deu continuidade ao seu projeto cultural, agora com um novo título: Galeria de Artes Visuais Palácio das Secretarias.

Galeria de Artes Visuais Palácio das Secretarias recebeu diversos artistas durante 2023 e já se prepara para a primeira mostra de 2024. Foto: Ascom/Seplan

A parceria rendeu quatro exposições ao longo do ano, sendo uma delas com o renomado artista visual Jorge Rivasplata.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464