Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Reunião com embaixador vai acelerar início da exportação de carne bovina e suína para o Peru – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
tratativas

Reunião com embaixador vai acelerar início da exportação de carne bovina e suína para o Peru

Representando o Estado do Acre, o vice-governador Wherles Rocha se reuniu na manhã de terça-feira, 2, com o embaixador do Peru, Javier Yépez, em Brasília.

Além do vice-governador e do embaixador, o encontro teve a participação do deputado Luiz Gonzaga, representando a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac); Nenê Junqueira, diretor do Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados (Sindicarnes); Victor Hugo Rondon, representante da Secretaria de Indústria, Comércio e Tecnologia (Seict); e Francimar Cavalcante, coordenador do Grupo de Integração Regional, uma parceria público-privada.

Representando o Estado do Acre, o vice-governador Wherles Rocha se reuniu na manhã de terça-feira, 2, com o embaixador do Peru, Javier Yépez, em Brasília. Foto: Cedida.

A reunião tratou sobre a exportação de carne bovina e suína utilizando a Estrada Interoceânica, o início dos voos entre os dois países e a situação dos imigrantes haitianos que se encontram em Assis Brasil, à espera da permissão para  adentrar o país vizinho.

Exportação de carne

De acordo com informações do governo do Estado, o Acre atualmente exporta para o Peru produtos como castanha-do-brasil e milho. A abertura comercial para exportação de carne suína e bovina significa crescimento para a cadeia produtiva no Acre, sobretudo no cenário pós-pandemia.

“Hoje o Acre exporta cerca de 4,6 milhões de dólares ao ano para o Peru, e podemos ampliar esses valores se inserirmos a carne bovina e suína acreana, o que elevaria em cerca de 50% os valores da exportação”, pontuou o vice-governador.

Encontro tratou sobre a exportação de carne bovina e suína utilizando a Estrada Interoceânica, o início dos voos entre os dois países e a situação dos imigrantes haitianos que se encontram em Assis Brasil Foto: Cedida.

Está prevista para a próxima semana a fixação de datas para inspeção nos frigoríficos acreanos e avaliação das condições sanitárias exigidas. O Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento (Mapa) do Brasil, e  o Serviço Nacional de Sanidad Agrária (Senasa), do Peru, são os órgãos responsáveis pelas tratativas.

“A reunião foi muito boa. Acreditamos que já estamos com 90% encaminhado para o início das atividades de exportação de carne”, comemorou Nenê Junqueira.

Voos internacionais

A segunda pauta foi o início dos voos entre Brasil e Peru, por meio do aeroporto de Cruzeiro do Sul. A medida deve aquecer o mercado acreano e facilitar o turismo entre os dois países. O primeiro voo está previsto para o dia 22 de março.

Para o deputado Luiz Gonzaga, a possibilidade de voos e a construção da estrada abre a possibilidade de crescimento econômico e turístico na região. “A Assembleia Legislativa tem grande interesse no desenvolvimento de todo estado e observamos possibilidade de iniciar essa a integração via Cruzeiro do Sul e Vale do Juruá. O Peru tem produtos que nos interessam e nós temos produtos que podemos enviar para o país vizinho”, observou.

Imigrantes na fronteira

O vice-governador também inseriu na reunião a pauta dos imigrantes que estão na fronteira e que esperam liberação do governo peruano para atravessar o país. O embaixador se comprometeu a encaminhar a situação para debate em seu país e buscar uma solução pacífica, para que o transporte de produtos possa voltar a ser realizado, tanto na exportação quanto importação.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464