Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Revista Prazeres da Mesa traz reportagem sobre a cultura alimentar do povo Ashaninka – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Cozinha indígena

Revista Prazeres da Mesa traz reportagem sobre a cultura alimentar do povo Ashaninka

O projeto de pesquisa é inovador por valorizar a cultura alimentar dos povos indígenas, a diversidade, o conhecimento tradicional e a segurança nutricional. (Foto: Cedida/Ricardo Dangelo)

A edição de setembro da Revista Prazeres da Mesa apresenta reportagem sobre a imersão na cultura alimentar do povo Ashaninka, da Aldeia Apiwtxa, do Rio Amônia, em Marechal Thaumaturgo, Acre.

A narrativa assinada pela jornalista e diretora da revista, Mariella Lazaretti, com fotos de Ricardo Dangelo, discorre sobre o registro da peculiaridade desta cozinha indígena, com seu rico universo de costumes e tradição.

A equipe da revista esteve na Apiwtxa a convite do governo do Estado. Um grupo de chefs e gestores ligado ao setor gastronômico e de hospitalidade do governo participou da imersão, durante três dias, do fim de julho ao início de agosto deste ano.

Toda a primeira etapa da pesquisa foi elaborada com um olhar compartilhado entre a liderança indígena Ashaninka, Francisco Piyãko, e a primeira- dama Marlúcia Cândida. Quem conduziu a imersão na aldeia foi a chef Mara Alcamin, empresária do ramo gastronômico em Brasília. Mara desenvolve, desde o ano passado, projetos de formação no Acre difundindo a gastronomia acreana em vários espaços e eventos nacionais.

O conteúdo vivenciado por Mara Alcamim será apresentado na palestra A cultura alimentar do Acre indígena, na Semana Mesa São Paulo, no dia 27 de outubro, às 15h30, no Memorial da América Latina, no palco Mesa Tendências.

A edição impressa com cinco páginas já circula nas bancas do país e a on-line está disponível no endereço http://bit.ly/2xkKKay. “Demos ênfase à participação do Acre na Semana Mesa, tanto que a reportagem virou também a chamada para o evento. Está sendo um sucesso”, explicou Mariella Lazaretti.

Cozinha original

O conteúdo servirá como base de informação norteadora para a Conferência Internacional Katoomba Acre, que reunirá profissionais e especialistas que trabalham com sistemas alimentares da Amazônia (Foto: Rose Farias/Secom)

O projeto de pesquisa é inovador por valorizar a cultura alimentar dos povos indígenas, a diversidade, o conhecimento tradicional e a segurança nutricional.

“Foi uma vivência maravilhosa. O registro feito pela revista é importante e difunde a riqueza da cozinha do povo Ashaninka, sua cultura para o mundo, além de revelar o saber do que os povos da floresta se alimentam, o que a floresta oferece, o que essas pessoas trazem na história de vida delas. Será essa rica narrativa que Mara apresentará no palco Mesa Tendências”, revela Marlúcia Cândida.

O conteúdo servirá como base de informação norteadora para a Conferência Internacional Katoomba Acre Gastronomia Amazônica de Baixo Carbono, de 5 a 7 de junho de 2018, no Centro-Escola de Gastronomia, na Cidade do Povo, em Rio Branco. A conferência é organizada pelo governo do Estado e a organização internacional Forest Trends.

Leia mais: Programa de Gastronomia de Baixo Carbono é apresentado em encontro do GCF


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464