Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Rio Branco recebe festival gastronômico com receitas inéditas de chefs renomados – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Receitas tradicionais

Rio Branco recebe festival gastronômico com receitas inéditas de chefs renomados

Foto: Rose Farias

Rio Branco recebe de 1 a 10 de dezembro, o Festival Gastronômico Sabores do Acre. Com o tema “Do Seringal à Capital”, o evento foi lançado nesta segunda-feira, 27, no auditório do Sebrae, em Rio Branco.

Promovido pelo Sebrae no Acre com o apoio do governo do Estado, por meio do gabinete da primeira-dama Marlúcia Cândida, o festival ocorre em 21 estabelecimentos do setor gastronômico.

Participaram do lançamento, a diretora técnica do Sebrae, Sidia Gomes, a coordenadora do Programa de Gastronomia do gabinete da primeira-dama, Patrycia Coelho, empresários do setor e os chefs de cozinha Izanelda Magalhães, Deocleciano Brito e Carlos Rocha, consultores do festival.

Com a iniciativa, o Sebrae e parceiros pretendem revitalizar a história da culinária no estado, mostrando culturas alimentares de influências árabe, portuguesa, boliviana, indígena e outras, além de promover a economia de pequenos negócios e o turismo.

“O festival apresenta um olhar na memória e identidade de nossa cultura alimentar e consolida a parceria do Sebrae com os empresários, chefs de cozinha e o governo do Estado.

Marlúcia Cândida tem sido uma das grandes incentivadoras buscado com a gastronomia valorizar a nossa biodiversidade com várias ações de formação e encontros”, ressaltou Sídia Gomes.

Representando o gabinete da primeira-dama, Patrycia Coelho falou da importância de formação diferenciada na área com o Centro-Escola de Gastronomia e Hospitalidade, espaço em fase de implantação pelo governo do Estado, na Cidade do Povo.

Patrycia Coelho falou da importância de formação diferenciada na área (Foto: Rose Farias)

“O Centro pretende trabalhar a cultura alimentar a partir da pesquisa da nossa biodiversidade, gerar negócios e o empreendedorismo. Temos um leque de pequenos produtores, uma gastronomia riquíssima. A Amazônia está na ordem do dia e o Acre possui receitas e produtos específicos, precisamos garantir que a nossa cultura alimentar não se perca. Esse é o legado que deixaremos para as futuras gerações. O festival vem para somar em todo esse processo”, disse.

Durante os dez dias de evento no circuito gastronômico, o público irá saborear receitas tradicionais em releituras e versões originais, elaboradas pelos chefs de cozinha à base de pescado e carnes com ingredientes típicos.

Como consultora do festival, a chef Izanelda Magalhães, do Jannu’s Bistrô, falou da iniciativa para movimentar e agregar valor ao setor que vem crescendo nos últimos anos.

“O projeto tem uma particularidade para os acreanos por revitalizar a memória afetiva e principalmente a comida que de fato lembram quando moravam nos seringais. Fazer esse resgate é apresentar aos jovens que não conhecem o que seus avós comiam. Resgatar essa memória é mostrar que a comida que tem um sabor de seringal é recheada de carinho, pois remete à infância.”

Estabelecimentos participantes

Alecrim Gastronomia Brasileira, Alecrim Tapiocaria, La Doceria, Casa da Saltenha, Café da Toinha, JB Grill, Point do Pato, Cozinharte, A Confraria, Quentinhas Express, Afa Bistrô, O Paço, La Nonna Restaurante, Cuzco Restaurante, Buffet e Restaurante Pão de Queijo, Café Paim, Restaurante Cleovan, Bar e Restaurante Picanha Mix, Jannu’s Bistrô, Garagem 605 e Apreciato Lanches.

Confira abaixo o Circuito Gastronômico


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464