Aumentando a integração entre as escolas da rede pública estadual e municipal de ensino, será realizado nesta sexta-feira, 31, o I Seminário de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Acre, parte da programação do curso de formação para conselheiros escolares que será realizado entre 1º de outubro e 16 de novembro.
O evento é fruto do trabalho da Coordenação Estadual de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, criada em 2013 por intermédio da parceria entre o Ministério da Educação (MEC), o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares e diversos órgãos acreanos, incluindo a Secretaria de Estado de Educação e Esporte e a Universidade Federal do Acre (Ufac).
Com essa coordenação, o Acre passou a ser o primeiro Estado da Região Norte a ter esse segmento, responsável pela seleção dos articuladores e tutores, pelo planejamento da distribuição de vagas e pelos critérios de seleção dos conselheiros escolares, entre outras atividades ligadas à gestão escolar.
Entre os convidados para o seminário está Cefisa Aguiar, consultora do MEC em Conselhos Escolares, que discorreu com os presentes sobre a importância do Grupo Articulador de Fortalecimento do Conselho Escolar (GAFCE), que será oficializado no Acre no fim do encontro.
“Um conselho e seus membros devem ser preocupados com a dimensão pedagógica praticada dentro e fora das escolas. É preciso pensar no que vai ser o melhor para todos os envolvidos e em como podemos trabalhar juntos para o crescimento educacional”, explicou Aguiar.
Roberto Junior, convidado do MEC e coordenador do Programa Nacional, explica que os conselhos são instrumentos da gestão democrática nas escolas. “Portanto, estes encontros são mais do que necessários para debater a importância da ação dos conselheiros.”
Também compareceu ao evento Hemily Matos de Carvalho, aluna de 12 anos da Escola Adalberto Sena, que representou a Região Norte no 6º Encontro de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, em Brasília. “É preciso que a comunidade estudantil participe dessas ações, pois o resultado delas afeta diretamente o ambiente escolar”, detalhou Hemily.